fbpx

Territórios do Canadá

Compartilhe!

Saiba mais sobre essas paisagens congeladas do norte canadense.

O Canadá é o segundo maior país do mundo e está dividido em dez províncias, que são Colúmbia Britânica, Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Ontário, Quebec, New Brunswick, Nova Escócia, Prince Edward Island e Newfoundland & Labrador, e também em três territórios na sua parte mais ao norte: Territórios do Noroeste, Nunavut e Yukon.

Conhecida como a Região Norte do Canadá, os territórios representam 40% das terras canadenses, mas compreendem apenas 3% da sua população. Estão localizados acima do paralelo 60° norte, que forma o limite sul dos territórios com as províncias do oeste do Canadá.

A diferença entre uma província e um território tem a ver com o modo como são governados. Basicamente, os territórios são agrupados e administrados pelo governo federal do Canadá. As províncias, por outro lado, têm poderes, autoridade e outras competências próprias.

Abaixo você encontrará mais informações sobre cada território canadense.

Territórios do Noroeste

O território central do Canadá, os Territórios do Noroeste (Northwest Territories) é limitado pelos outros dois territórios, Nunavut a leste e Yukon a oeste, e pelas províncias da Colúmbia Britânica, Alberta e Saskatchewan ao sul. É o mais populoso dos territórios com cerca de 45.500 habitantes, e o segundo maior em área com mais de 1.170.000 quilômetros quadrados. A capital Yellowknife, localizada na parte centro-sul do território, é a comunidade mais populosa.

Geografia

Apenas parte das terras dos Territórios do Noroeste está no continente, o restante consiste em ilhas no Oceano Ártico. As Montanhas Mackenzie formam uma parede rochosa ao longo da borda oeste do território, e as planícies a leste das montanhas são densamente arborizadas. No norte e leste a terra é uma paisagem árida e congelada. O rio Mackenzie, o maior rio do Canadá, liga os dois grandes lagos do território, o Great Slave e o Great Bear, ao Oceano Ártico.

Clima

O clima dos Territórios do Noroeste é frio e seco. Os verões são ensolarados, mas as temperaturas raramente sobem acima de 25 °C. Os invernos são longos e rigorosos, e as temperaturas podem chegar a -45 °C. Yellowknife tem uma temperatura média de 17 °C no verão e -25 °C no inverno.

Idioma e Educação

Com metade da população sendo indígena, os Territórios do Noroeste tem 11 línguas oficiais. No entanto, a maioria dos serviços do governo e a educação são oferecidos apenas em Inglês e Francês. A maioria das escolas são muito pequenas e a única opção para o ensino superior é o Aurora College.

Economia

Os vastos recursos geológicos fazem da mineração de diamantes a principal indústria no território. As minas também fornecem ouro, prata, zinco e chumbo. A produção de petróleo e gás natural é outra indústria valiosa. A maioria dos residentes trabalham em serviços governamentais e turísticos.

Imigração

Além do processo de imigração oferecido pelo governo federal, também é possível optar por um dos Programas de Nomeação Provincial (Provincial Nominee Programs – PNP) para imigrar para o Canadá. Os  Territórios do Noroeste oferecem o Northwest Territories Nominee Program, que permite a imigração de pessoas para o território desde que estejam dispostas a abrir, comprar ou investir em um negócio, ou para candidatos que já possuam oferta de emprego de um empregador no território.

Turismo

Os Territórios do Noroeste são conhecidos pela aurora boreal e pelo sol da meia-noite, muitos turistas visitam os Territórios para assistir estes belos fenômenos naturais. Outras atrações são a Reserva do Parque Nacional Nahanni, o Parque Nacional Aulavik, o Parque Nacional Wood Buffalo, as Ilhas Bank e o Parque Territorial do 60° Paralelo.

Para obter mais informações sobre os Territórios do Noroestevisite  gov.nt.ca e spectacularnwt.com.

Nunavut

Nunavut é o maior e menos populoso território do Canadá, com uma área total de mais de 2 milhões de quilômetros quadrados e cerca de 36.800 habitantes. Criado em 1999 a partir da porção leste dos Territórios do Noroeste, Nunavut engloba as terras tradicionais dos Inuits, os povos nativos do Ártico do Canadá, e que representam quase 85% da população total do território. A palavra Nunavut significa “Nossa Terra” em Inuktitut, a língua dosInuits. A capital Iqaluit que está localizada na Ilha Baffin, no Ártico canadense, é a maior cidade do território.

Geografia

Nunavut é banhado pelo Oceano Ártico ao norte e a Baía de Hudson a leste, e faz fronteira com a província de Manitoba ao sul e os Territórios do Noroeste a oeste. O território inclui parte do continente e a maioria das ilhas árticas do Canadá. Nunavut tem menos de 30 comunidades e, como há poucas estradas conectando as comunidades dentro de Nunavut, ou com a parte sul do Canadá, o acesso à região é feito somente por avião ou barco.

Clima

Nunavut fica inteiramente dentro da zona climática do Ártico, consequentemente o clima é bem frio, com neve caindo mesmo no verão. As partes mais ao norte de Nunavut têm 24 horas de luz do sol durante os dias mais longos de verão e durante os dias mais curtos de inverno o sol nunca aparece nessas partes. Iqaluit apresenta uma temperatura média de 8 °C no verão e -28 °C no inverno.

Idioma e Educação

Existem quatro línguas oficiais faladas em Nunavut: Inuktitut, Inuinnaqtun, Inglês e Francês. O departamento de educação em Nunavut supervisiona o ensino fundamental e médio, e a Faculdade de Nunavut Arctic, em Iqaluit, oferece programas e cursos pós-secundários.

Economia

O maior patrimônio econômico de Nunavut é sua riqueza mineral, que inclui reservas de ferro, metais preciosos, diamantes, petróleo e gás natural. Atualmente o governo federal tem construído mais estradas e escolas, com isso a indústria da construção também cresceu. O governo e seus órgãos são uma importante fonte de emprego e renda para o território.

Imigração

Como Nunavut é um local muito remoto, poucos imigrantes escolhem este território como destino. Portanto, atualmente Nunavut não possui um Programa de Nomeação Provincial. No entanto, as pessoas interessadas em imigrar para Nunavut podem fazê-lo através dos programas federais de imigração.

Turismo

As pessoas visitam Nunavut para ver a vida selvagem do Ártico e o modo de vida Inuit. Os turistas podem observar as baleias narvais, ver os ursos polares, a aurora boreal e os ricos festivais de arte e música. Outras atrações para visitar são o Parque Nacional Quttinirpaaq, o Parque Nacional Sirmilik e o Museu Nunatta Sunakkutaangit na capital.

Para obter mais informações sobre Nunavutvisite gov.nu.ca e travelnunavut.ca.

Yukon

O menor dos três territórios, Yukon é uma área intocada com uma população muito pequena. Localizado no noroeste do país, possui uma área de 482.440 quilômetros quadrados e cerca de 40.200 habitantes. O território é famoso pela corrida ao ouro da década de 1890. A cidade de Whitehorse, na parte sul do território, é a capital de Yukon e a única cidade.

Geografia

Yukon é limitado pelos Territórios do Noroeste a leste, pela Colúmbia Britânica ao sul e pelo Alasca a oeste. O território fica dentro da região montanhosa da cordilheira americana e o terreno inclui cadeias de montanhas, planaltos e vales. As áreas mais povoadas encontram-se em um grande planalto central cercado por montanhas. O Monte Logan, no sudoeste, é o ponto mais alto do Canadá.

Clima

O clima em Yukon é caracterizado por invernos longos e frios e verões breves e quentes. As temperaturas em Yukon podem atingir máximas de 35 °C no verão e mínimas de -50 °C no inverno. Whitehorse apresenta uma temperatura média de 14 °C no verão e -15 °C no inverno.

Idioma e Educação

Embora o Inglês e o Francês sejam oficialmente as línguas do território, o governo de Yukon também reconhece as línguas das Primeiras Nações, os povos indígenas do território. A educação primária e secundária é fornecida pelo sistema escolar territorial, e a Faculdade de Yukon, com seu campus principal em Whitehorse e campus em outras comunidades, oferece cursos de nível universitário e vários programas de educação profissional para adultos.

Economia

A mineração é a indústria mais importante em Yukon. O território tem depósitos de chumbo, zinco, prata e ouro. A indústria manufatureira, incluindo móveis, vestuário e artesanato, também são importantes, juntamente com a hidroeletricidade e o turismo.

Imigração

O território oferece o Yukon Nominee Program para pessoas que já têm uma oferta de emprego de um empregador no território.

Turismo

O turismo natural representa grande parte da atração de Yukon para os turistas. A maioria dos visitantes faz canoagem, caminhadas, esqui, snowboard e escalada no gelo. Dois grandes parques nacionais, Ivvavik e Vuntut, estão localizados na remota parte noroeste do território. O Parque e Reserva Nacional Kluane, Patrimônio Mundial da UNESCO, é o mais visitado.

O território também tem vários museus e festivais culturais, incluindo o Museu de Ferrovia e Mineração de Copperbelt, o Centro Interpretativo em Whitehorse, o Festival Cultural Adäka e o Festival Internacional de Contação de Estórias.

Para obter mais informações sobre Yukon visite yukon.ca e travelyukon.com

Por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para o Canadá, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para obter mais informações sobre os processos de imigração.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil