fbpx

Nova Scotia

Compartilhe!

Províncias do Canadá

Nesta série de artigos iremos falar sobre as principais províncias do Canadá, abordando aspectos demográficos, econômicos, climáticos, entre outros.

Nova Scotia

Localizada na costa atlântica, Nova Scotia tem uma população de pouco menos de 1 milhão de habitantes, o que a torna a província mais populosa da região Atlântica e a segunda província mais densamente povoada do país. Em 2019, a província recebeu um número recorde de quase 7.600 novos imigrantes e observou o crescimento mais rápido em um período de um ano desde 1972. A capital e maior cidade da Nova Scotia é Halifax, que abriga cerca de 45% da população da província.

Geografia

Uma das quatro províncias da Região Atlântica do Canadá, a Nova Scotia é composta pela península da Nova Scotia, a Ilha do Cabo Breton e mais de 3.800 ilhas costeiras. É cercada pelo Oceano Atlântico e conectada ao continente pelo istmo de Chignecto e a única fronteira terrestre da província é com a província de New Brunswick. A Nova Scotia é caracterizada por uma variedade de paisagens, como colinas, vales férteis, florestas, rios, lagos, penhascos e praias. Nenhum lugar da província está a mais de 67 km do oceano.

Clima

O clima da Nova Scotia é muito influenciado pela proximidade do mar, o que resulta em invernos frios e úmidos e verões quentes. Halifax, na parte central da costa atlântica, tem uma temperatura média de -4,5 °C no inverno e 19 °C no verão.

Língua

O Inglês é a língua oficial da província, com mais de 90% da população falando apenas Inglês. Não há exigência legal para fornecer serviços em outros idiomas. No entanto, alguns serviços e a educação são oferecidos também em francês. A Nova Scotia é o lar da maior comunidade de língua gaélica escocesa fora da Escócia e a língua é ensinada em várias escolas em toda a província. A língua nativa do Mi’kmaq também é muito comum.

Economia

A Nova Scotia tem uma economia diversificada baseada em recursos terrestres e marítimos. Embora as indústrias tradicionais, como pesca, silvicultura e mineração estejam em declínio, outras indústrias estão se tornando componentes mais significativos da economia. O turismo atraiu mais de 200.000 passageiros de navios de cruzeiro pelo porto da capital de Halifax nos últimos anos, gerando mais de 40.000 empregos. Há também exploração marítima de petróleo e gás.

A maior parte dos trabalhadores está empregada em serviços públicos e privados nas áreas de telecomunicações, informática e educação. Recentemente, a província atraiu muitos trabalhadores qualificados por ter um dos custos de vida mais baixos do Canadá.

Educação

O ano letivo no Canadá começa em Setembro e termina em Junho, sendo os meses de Julho e Agosto as férias de verão. Como muitos outros aspectos do país, é responsabilidade das províncias monitorar e regular a educação. Na Nova Scotia, todas as crianças de até 16 anos devem frequentar a escola. Cidadãos canadenses, residentes permanentes e filhos de estudantes internacionais têm acesso à educação gratuita do jardim de infância até o último ano do ensino médio, começando aos 5 anos de idade e desde que certos requisitos sejam atendidos. A educação pode ser em Inglês ou Francês.

A província tem 10 universidades, o maior número de universidades per capita de qualquer província do Canadá. Em Halifax, a maior universidade é a Dalhousie University e a Mount Saint Vincent University é a única universidade no Canadá que tem como foco a educação das mulheres. A Universidade de Sainte-Anne é a única universidade de língua francesa na Nova Escócia.

Imigração

Além do processo de imigração oferecido pelo governo federal, também é possível optar por um dos Programas de Nomeação Provincial (Provincial Nominee Programs – PNP) para imigrar para o Canadá. A Nova Scotia oferece o Nova Scotia Nominee Program (NSNP), que nomeia trabalhadores internacionalmente treinados e experientes, que possuem as habilidades necessárias para a economia da província, para aplicarem para residência permanente.

Em 2017, o Atlantic Immigration Pilot Program  (AIPP) foi criado para lidar com a escassez de mão de obra qualificada na região Atlântica do Canadá, permitindo que empregadores qualificados contratassem trabalhadores estrangeiros treinados. Devido ao sucesso, o piloto agora é um programa de imigração permanente.

Turismo

A Nova Scotia possui vários locais históricos e parques nacionais, bem como muitos museus e vilas que refletem sua herança étnica. Mais de um milhão de pessoas visitam a província a cada ano.

Na Ilha de Cape Breton, a Trilha de Cabot é um dos melhores passeios panorâmicos do Canadá. Outros locais interessantes na ilha são o Parque Nacional Cape Breton Highlands e o Sítio Histórico Nacional da Fortaleza de Louisbourg. Na costa sul, existem muitas cidades pitorescas e vilas de pescadores, Peggy’s Cove é a mais visitada. O sítio histórico da Cidade Velha de Lunenburg foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995.

Halifax é uma cidade dinâmica, seu calçadão à beira-mar tem quase 4 km de comprimento, com muitas lojas, restaurantes e museus. Algumas atrações para visitar em Halifax são o Museu Marítimo do Atlântico, a Galeria de Arte de Nova Scotia e Citadel Hill.

Outras atrações na Nova Scotia são as marés da Baía de Fundy, a mais alta do mundo, várias vinícolas no Vale de Annapolis e a observação de baleias na Ilha Brier.

Para obter mais informações sobre Nova Scotia, visite novascotia.ca e novascotia.com

Por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para Nova Scotia, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para obter mais informações sobre os processos de imigração, ou através do nosso email info@klapsimm.com

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil