fbpx

Ontário

Compartilhe!

Nesta série de artigos iremos falar sobre as principais províncias do Canadá, abordando aspectos demográficos, econômicos, climáticos, entre outros.

Ontário

Com quase 40% da população do país vivendo dentro de suas fronteiras, Ontário é a província mais populosa do Canadá. Principal destino de imigrantes, recebe em média 130.000 novos residentes a cada ano. Ontário é a segunda maior província em área, depois de Quebec e onde se encontra as duas cidades mais importantes do país: Ottawa, capital do Canadá e Toronto, a maior cidade do Canadá. Cerca de 85% da população vive nas áreas urbanas próximas aos Grandes Lagos, como a Área da Grande Toronto (GTA) que abriga mais de 6 milhões de pessoas.

Geografia

Localizada na região centro-leste do país, a província de Ontário faz parte da Região Central do Canadá, junto com Quebec. É limitada por Manitoba ao oeste, Quebec ao leste, as baías de Hudson e James ao norte, e o Rio St. Lawrence, os Grandes Lagos e os Estados Unidos ao sul. A maior parte de sua paisagem é composta por áreas de colinas e planícies.

Clima

Apesar de apresentar as estações bem definidas, Ontário apresenta uma variedade em seu clima devido ao seu extenso território. A região norte, afetada pelo ar frio vindo do ártico, apresenta invernos longos e severos, e verões curtos e frescos. Na região sul, com a influência do ar vindo dos Grande Lagos, apresenta verões quentes e úmidos e invernos frios. Toronto apresenta uma temperatura média de 27°C no verão e de -7°C no inverno.

Língua

O Inglês é a língua oficial de Ontário, embora existam várias comunidades de língua francesa na província. Os direitos da língua francesa foram estendidos aos sistemas jurídico e educacional da província. Os serviços governamentais são fornecidos em Inglês e Francês em muitas regiões da província.

Economia

Com a economia bem diversificada, Ontário produz 37% do PIB nacional e emprega mais da metade dos profissionais de IT e do setor financeiro. Toronto, que é a capital da província, se destaca pelo setor financeiro e a região de Kitchener e Waterloo abriga grandes empresas do setor de tecnologia como a Blackberry e a Google. O setor automotivo na província é o mais significativo da América do Norte, e conta com fábricas de grandes marcas como Ford, General Motors, Honda entre outras.  O setor de produção de filmes e televisão também tem crescido nos últimos anos, com várias produções de destaque mundial sendo realizadas na província.

Educação

Diferente do Brasil, o ano letivo no Canadá se inicia em Setembro e acaba em Junho, com os meses de Julho e Agosto sendo as férias de verão. Como muitos outros aspectos do país, é responsabilidade das províncias monitorar e regulamentar a educação. Em Ontário, cidadãos canadenses, residentes permanentes e filhos de estudantes internacionais entre 4 e 18 anos podem frequentar as escolas públicas, desde que alguns requisitos sejam atendidos. A educação é oferecida em Inglês e Francês, e muitas escolas também oferecem suporte para crianças que não falam os idiomas oficiais.

Imigração

Além do processo de imigração oferecido pelo governo federal, também é possível optar por uns dos Programas de Nomeação Provincial (Provincial Nominee Programs – PNP). Ontário oferece o OINP (Ontario Immigration Nominee Program), onde nomeia candidatos qualificados, que apresentam características que a economia da província necessita, para aplicarem para residência permanente. De maneira geral, trabalhadores qualificados, estudantes internacionais e empreendedores que cumprem os requisitos necessários, podem aplicar para o OINP.

Turismo

Ontário tem várias atrações turísticas, como a CN Tower em Toronto, as famosas cataratas de Niagara Falls e o Parlamento na capital Ottawa. Para quem gosta de atividades ao ar livre, Ontário possui vários parques, rios, lagos e cachoeiras. O Parque Provincial do Algonquin, as 1000 Ilhas e as muitas quedas d’água na região de Hamilton são ótimos exemplos de sua rica natureza.

Os centros urbanos também estão cheios de oportunidades culturais. O Royal Ontario Museum e a National Gallery of Canada são imperdíveis. Devido ao multiculturalismo, Toronto é o lugar ideal para facilmente encontrar culinária de todo o mundo.

Para mais informações sobre Ontário, visite ontario.ca e ontariotravel.ca

Texto por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para Ontário, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para mais informações sobre processos de imigração.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil