fbpx

Newfoundland e Labrador

Compartilhe!

Newfoundland (Terra Nova) e Labrador é a província mais a leste do Canadá, na costa do Atlântico. É composta pela ilha de Newfoundland e a região continental de Labrador a noroeste, com uma área total de cerca de 405.000 km2 e uma população de 520.000 habitantes. Conhecida por suas belas paisagens costeiras e seu povo amigável, a província recebe uma média de 1.400 novos imigrantes a cada ano. A capital e maior cidade, St. John’s está localizada na ilha de Newfoundland e 40% da população da província mora lá.

Geografia

Parte das províncias atlânticas do Canadá (junto com a Nova Escócia, New Brunswick e a Prince Edward Island), Newfoundland e Labrador estão no extremo nordeste da América do Norte. O estreito de Belle Isle separa o continente da ilha, e a única maneira de chegar à Newfoundland é de avião ou de balsa. A província também possui mais de 7.000 pequenas ilhas. Cerca de 94% da população da província vive na ilha de Newfoundland, concentrada na Península de Avalon, onde St. John’s está localizada.

Newfoundland tem um formato aproximadamente triangular e sua paisagem é dominada por numerosas baías, ilhas, penínsulas, sistemas fluviais e as cadeias de montanhas na sua costa oeste. A maioria das cidades estão localizadas nas baías das costas oeste e nordeste da ilha. Fato curioso é que a ilha ocupa seu próprio fuso horário, conhecido como Newfoundland Time, com diferença de meia hora.

A paisagem de Labrador varia de montanhosa com vários penhascos no norte, um planalto e florestas no   interior, a uma vegetação irregular na costa sul. Faz fronteira com a província de Quebec ao sul e oeste, e no extremo norte, tem uma pequena fronteira com o território de Nunavut, na Ilha Killiniq.

Clima

Newfoundland e Labrador tem uma ampla variedade de climas devido à sua geografia, mas geralmente os invernos são frios e não severos e os verões são frescos. A ilha de Newfoundland tem um clima muito influenciado pelo mar. Os invernos são geralmente amenos com uma temperatura normal de 0 °C e os dias de verão variam de frios a quentes, com uma temperatura normal de 16 °C. A temperatura média em St. John’s durante o verão é de 17 °C e no inverno é de -4 °C. O clima de Labrador é diferente do da ilha e os invernos são muito mais frios, enquanto os verões são mais curtos e geralmente mais frios, mas as temperaturas extremamente altas não são incomuns.

Língua

A província é a mais homogênea do Canadá, lingüísticamente falando, com 97% da população relatando o Inglês como língua principal. Uma característica da província é seu característico “Inglês de Newfoundland”, referindo-se aos vários sotaques e dialetos encontrados lá. A maioria deles difere substancialmente do Inglês comumente falado em outras partes do Canadá. Em Newfoundland também há variedades exclusivas de Francês, Irlandês e Escocês, enquanto em Labrador línguas indígenas também são faladas.

Economia

Por muitos anos, Newfoundland e Labrador enfrentou dificuldades na sua economia. Após o colapso da pesca do bacalhau no início da década de 1990, a província apresentou taxas recordes de desemprego e a população diminuiu. Devido a um grande investimento na indústria de energia e recursos naturais, a economia da província apresentou melhoras desde o início do ano 2000.

As indústrias de serviços tornaram-se muito importantes para a economia, especialmente saúde, serviços financeiros e administração pública. Outras indústrias significativas são a mineração, produção de petróleo, manufatura e turismo.

A agricultura é limitada devido ao solo não fértil e ao clima. A maioria das plantações são para consumo local, sendo os plantios de batata, cenoura, rutabagas, mirtilos e cranberries os mais importantes. Os minerais são um dos recursos naturais mais valiosos da província, e os que mais se destacam são o ferro, níquel, cobre, zinco, ouro e prata.

Educação

O ano letivo no Canadá começa em Setembro e termina em Junho, sendo os meses de Julho e Agosto as férias de verão. Como muitos outros aspectos do país, é responsabilidade das províncias monitorar e regular a educação. Em Newfoundland e Labrador, as crianças de 6 aos 16 anos são obrigadas a frequentar a escola. Cidadãos canadenses, residentes permanentes e filhos de estudantes internacionais têm acesso à educação gratuita do jardim de infância até o último ano do ensino médio, começando aos 5 anos de idade, desde que certos requisitos sejam atendidos. A educação pode ser em Inglês ou Francês.

A Universidade Memorial de Newfoundland, fundada em 1925, com campus em St. John’s e Corner Brook, é a única universidade da província e uma das únicas no Canadá a oferecer programas acadêmicos de folclore.

Imigração

Além do processo de imigração oferecido pelo governo federal, também é possível optar por um dos Programas de Nomeação Provincial (Provincial Nominee Programs – PNP) para imigrar para o Canadá. A província oferece o Programa de Nomeação Provincial de Newfoundland e Labrador (NLPNP), que permite que trabalhadores qualificados e graduados internacionais que atendam aos critérios estabelecidos sejam indicados para o status de residente permanente. Os candidatos devem ter um emprego ou oferta de emprego, a capacidade de se estabelecerem economicamente e a intenção de residir na província para serem elegíveis para este programa.

Newfoundland e Labrador também faz parte do Programa Piloto de Imigração do Atlântico (Atlantic Immigration Pilot ProgramAIPP), criado em 2017 para lidar com a escassez de mão de obra qualificada na região Atlântica do Canadá. O programa permite que empregadores qualificados contratem trabalhadores estrangeiros treinados e graduados internacionais. Devido ao seu sucesso, o piloto agora é um programa de imigração permanente.

Turismo

Grande parte das atividades recreativas em Newfoundland e Labrador estão relacionadas ao abundante cenário natural da província e atrai cerca de 500.000 turistas a cada ano. Passeios por trilhas, acampamento, ciclismo, esqui, canoagem, observação de baleias eicebergues,são atividades populares para os turistas.

Newfoundland contém uma quantidade generosa de parques e reservas, incluindo o Parque Nacional Terra Nova e o Parque Nacional Gros Morne, um local do Patrimônio Mundial desde 1987. A história da província também se reflete em locais como o Sítio Histórico Nacional L’Anse aux Meadows, que preserva a localização de uma vila nórdica autêntica, que é o primeiro assentamento europeu conhecido na América do Norte e foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1978. Labrador também tem belos lugares para se visitar, como a Reserva do Parque Nacional das Montanhas Torngat, as Montanhas Mealy e o Sítio Histórico Nacional da Baía Vermelha.

O museu provincial, a galeria de arte e os arquivos nacionais estão alojados em uma grande estrutura chamada The Rooms em St. John’s. Museus e centros culturais menores estão localizados em outras cidades da província. A herança da província, moldada por séculos de estilo de vida isolado, produziu uma cultura vibrante e distinta, expressa em dialetos, artesanato, tradições, culinária, arte, música e escrita.

Para obter mais informações sobre Newfoundland e Labradorvisite gov.nl.ca e newfoundlandlabrador.com.

Por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para Newfoundland e Labrador, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para obter mais informações sobre os processos de imigração.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil