fbpx
Como adaptar o currículo para o mercado de trabalho canadense

Como adaptar o currículo para o mercado de trabalho canadense

Compartilhe!

O mercado de trabalho canadense possui características específicas, o que requer algumas adaptações para quem pretende ingressar no mercado de trabalho e investir na carreira profissional.

Qual seria então o caminho ideal para a busca efetiva por uma oportunidade no mercado de trabalho canadense? Adaptar o currículo aos formatos adotados pelo Canadá é essencial para garantir um diferencial como profissional, chamar a atenção dos recrutadores e se qualificar para o trabalho tão desejado. Desta forma, é preciso que o currículo seja personalizado para cada cargo que o candidato for aplicar.

Determine o formato do currículo

Podemos mencionar três formatos diferentes considerados pelas empresas canadenses

1. O currículo cronológico

É o modelo mais comum, recomendado para o candidato que possui muitas experiências, organizando-as em ordem cronológica.

2. O currículo funcional

É recomendado para aqueles que não possuem um histórico de experiência profissional e preferem ressaltar as suas competências

3. O currículo combinado

Em que existe uma junção de ambos os formatos. Após identificar a formatação ideal de currículo de acordo com sua trajetória profissional e suas aptidões, é importante pesquisar não apenas a descrição do cargo que você irá aplicar, mas também informações sobre a empresa. Esta análise é imprescindível para que os dados corretos sejam inseridos em seu currículo.

Adicione palavras-chaves

Uma das principais informações a ser considerada é a importância do acréscimo de palavras-chave. Estas são determinantes para que você apareça no filtro do recrutador durante a busca pelo candidato ideal. É crucial que o seu currículo seja combinado com a descrição da vaga, e para isso é preciso destacar suas habilidades e as qualificações que você tem a oferecer para atender às expectativas da organização.

Adicione somente dados relevantes

Equiparando o currículo brasileiro ao canadense, por exemplo, é valioso identificar algumas diferenças importantes no que diz respeito às informações a serem incluídas.

No Canadá as empresas estão interessadas apenas em dados relevantes profissionalmente para o trabalho que será exercido, ou seja, não se deve incluir informações pessoais como idade, data de nascimento, status matrimonial, gênero, quantidade de filhos, entre outras. Também não é necessário incluir a foto no seu currículo.

Os dados de contato a serem fornecidos no cabeçalho são basicamente seu nome e sobrenome, seu telefone canadense, seu endereço (opcional), seu e-mail profissional e o URL do seu LinkedIn ou qualquer outro site ou mídia social profissional.

ATS (Applicant Tracking System)

É fundamental saber também que atualmente os currículos são lidos primeiramente pelo ATS (Applicant Tracking System).

O ATS é um software utilizado pelas empresas para escanear às aplicações recebidas durante o processo de recrutamento, em que 70% destes documentos são eliminados antes mesmo de serem lidos pessoalmente pelo recrutador. Diante disto, mais uma vez é possível mencionar a importância das palavras-chave e uma nova curiosidade que é a diferença do formato no envio do currículo no Canadá.

É possível enviar o documento em PDF, porém na maioria das vezes esta formatação não é compatível com o ATS, e por conta disso é recomendável que o currículo seja encaminhado em Word doc., especialmente em casos de aplicação online. Além disso, o currículo canadense deve ser simples, objetivo, e consistente, por exemplo, evite incluir tabelas e figuras. Outro ponto importante a ser verificado em seu currículo é a gramática e a ortografia.

Destaque as suas habilidades e qualificações

Ao que se refere à descrição de suas qualificações, por exemplo, é importante manter o foco em informar conquistas e projetos, assim como os resultados alcançados e sempre que possível quantificá-los.

As suas habilidades devem ser exaltadas logo no início do currículo a fim de chamar a atenção do recrutador para que haja interesse em analisar suas experiências, visto que o tempo médio de uma análise inicial do currículo é de apenas seis segundos.

Ao descrever suas experiências profissionais e acadêmicas, por exemplo, é recomendável a utilização de verbos de ação no início das frases para empoderar as atividades e projetos descritos, além de ser mais um momento para ressaltar suas competências para aquele trabalho específico. Outra consideração importante é a inclusão de trabalhos voluntários, os quais são bastante valorizados pelas empresas canadenses.

As especificações do currículo e do mercado canadense exigem do candidato adaptação e dedicação ao processo de busca por uma oportunidade profissional.

É recomendável então se manter sempre atualizado e ter em mente a principal informação buscada pelas empresas que são as qualificações e habilidades. Ainda convém lembrar que mais importante do que as competências técnicas são as habilidades interpessoais, ou seja, cada vez mais as empresas valorizam a capacidade de interação efetiva entre pessoas.

Algumas habilidades bastante visadas atualmente, por exemplo, são inteligência emocional, colaboração e trabalho em equipe, criatividade na solução de problemas e tomada de decisão, e comunicação efetiva.

Esperamos que essas dicas possam ajudar muitos de voces a conseguirem ingressar no mercado de trabalho Canadense!

Por Juliana Barros

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil
en_CAEnglish (Canada) pt_BRPortuguês do Brasil