fbpx
Como adaptar o currículo para o mercado de trabalho canadense

How to adapt the curriculum for the Canadian job market

Share

O mercado de trabalho canadense possui características específicas, o que requer algumas adaptações para quem pretende ingressar no mercado de trabalho e investir na carreira profissional.

Qual seria então o caminho ideal para a busca efetiva por uma oportunidade no mercado de trabalho canadense? Adaptar o currículo aos formatos adotados pelo Canadá é essencial para garantir um diferencial como profissional, chamar a atenção dos recrutadores e se qualificar para o trabalho tão desejado. Desta forma, é preciso que o currículo seja personalizado para cada cargo que o candidato for aplicar.

Determine o formato do currículo

Podemos mencionar três formatos diferentes considerados pelas empresas canadenses

1. O currículo cronológico

É o modelo mais comum, recomendado para o candidato que possui muitas experiências, organizando-as em ordem cronológica.

2. O currículo funcional

É recomendado para aqueles que não possuem um histórico de experiência profissional e preferem ressaltar as suas competências

3. O currículo combinado

Em que existe uma junção de ambos os formatos. Após identificar a formatação ideal de currículo de acordo com sua trajetória profissional e suas aptidões, é importante pesquisar não apenas a descrição do cargo que você irá aplicar, mas também informações sobre a empresa. Esta análise é imprescindível para que os dados corretos sejam inseridos em seu currículo.

Adicione palavras-chaves

Uma das principais informações a ser considerada é a importância do acréscimo de palavras-chave. Estas são determinantes para que você apareça no filtro do recrutador durante a busca pelo candidato ideal. É crucial que o seu currículo seja combinado com a descrição da vaga, e para isso é preciso destacar suas habilidades e as qualificações que você tem a oferecer para atender às expectativas da organização.

Adicione somente dados relevantes

Equiparando o currículo brasileiro ao canadense, por exemplo, é valioso identificar algumas diferenças importantes no que diz respeito às informações a serem incluídas.

No Canadá as empresas estão interessadas apenas em dados relevantes profissionalmente para o trabalho que será exercido, ou seja, não se deve incluir informações pessoais como idade, data de nascimento, status matrimonial, gênero, quantidade de filhos, entre outras. Também não é necessário incluir a foto no seu currículo.

Os dados de contato a serem fornecidos no cabeçalho são basicamente seu nome e sobrenome, seu telefone canadense, seu endereço (opcional), seu e-mail profissional e o URL do seu LinkedIn ou qualquer outro site ou mídia social profissional.

ATS (Applicant Tracking System)

É fundamental saber também que atualmente os currículos são lidos primeiramente pelo ATS (Applicant Tracking System).

O ATS é um software utilizado pelas empresas para escanear às aplicações recebidas durante o processo de recrutamento, em que 70% destes documentos são eliminados antes mesmo de serem lidos pessoalmente pelo recrutador. Diante disto, mais uma vez é possível mencionar a importância das palavras-chave e uma nova curiosidade que é a diferença do formato no envio do currículo no Canadá.

É possível enviar o documento em PDF, porém na maioria das vezes esta formatação não é compatível com o ATS, e por conta disso é recomendável que o currículo seja encaminhado em Word doc., especialmente em casos de aplicação online. Além disso, o currículo canadense deve ser simples, objetivo, e consistente, por exemplo, evite incluir tabelas e figuras. Outro ponto importante a ser verificado em seu currículo é a gramática e a ortografia.

Destaque as suas habilidades e qualificações

Ao que se refere à descrição de suas qualificações, por exemplo, é importante manter o foco em informar conquistas e projetos, assim como os resultados alcançados e sempre que possível quantificá-los.

As suas habilidades devem ser exaltadas logo no início do currículo a fim de chamar a atenção do recrutador para que haja interesse em analisar suas experiências, visto que o tempo médio de uma análise inicial do currículo é de apenas seis segundos.

Ao descrever suas experiências profissionais e acadêmicas, por exemplo, é recomendável a utilização de verbos de ação no início das frases para empoderar as atividades e projetos descritos, além de ser mais um momento para ressaltar suas competências para aquele trabalho específico. Outra consideração importante é a inclusão de trabalhos voluntários, os quais são bastante valorizados pelas empresas canadenses.

As especificações do currículo e do mercado canadense exigem do candidato adaptação e dedicação ao processo de busca por uma oportunidade profissional.

É recomendável então se manter sempre atualizado e ter em mente a principal informação buscada pelas empresas que são as qualificações e habilidades. Ainda convém lembrar que mais importante do que as competências técnicas são as habilidades interpessoais, ou seja, cada vez mais as empresas valorizam a capacidade de interação efetiva entre pessoas.

Algumas habilidades bastante visadas atualmente, por exemplo, são inteligência emocional, colaboração e trabalho em equipe, criatividade na solução de problemas e tomada de decisão, e comunicação efetiva.

Esperamos que essas dicas possam ajudar muitos de voces a conseguirem ingressar no mercado de trabalho Canadense!

Por Juliana Barros

Share

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

With highly qualified professionals and personalized service, our mission is to help our clients achieve their goal of studying, visiting, working or immigrating to Canada! With highly qualified professionals and personalized service, our mission is to help our clients achieve their goal of studying, visiting, working or immigrating to Canada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Receive the latest news about canada in your email!

Fill in your details below and receive in your email the latest news about Immigration to Canada, Express Entry, News from our Blog and much more

en_CAEnglish (Canada)