fbpx

Como validar o seu diploma de contador no Canadá

Compartilhe!

Neste artigo, iremos falar sobre a profissão de contador e ajudar-lhe a entender como validar sua formação e experiência para trabalhar no Canadá. Vale ressaltar que qualquer pessoa que não seja residente permanente ou cidadão canadense, precisa de uma autorização para poder trabalhar no país legalmente.

A crescente economia do Canadá e sua participação constante na globalização econômica, criam o cenário perfeito para a criação de novos empregos no setor financeiro, tornando os profissionais de contabilidade em alta demanda no país. A maioria das oportunidades de emprego para contadores no Canadá estão localizadas nas maiores cidades como Toronto, Montreal e Vancouver. Um contador profissional no Canadá tem um salário inicial de CAD$ 33.000 ao ano e pode atingir um salário de CAD$ 87.500 ao ano dependendo da experiência.

No Canadá, ocupações podem ser de dois tipos: não regulamentadas e regulamentadas. Para ocupações não regulamentadas, uma licença ou certificação não é necessária, como por exemplo, na maioria das ocupações de TI. Para ocupações regulamentadas, é necessária uma licença ou certificação para trabalhar e, neste caso, a licença ou certificação será emitida pela autoridade reguladora provincial ou territorial responsável pela ocupação. Entre muitas outras, a maioria das ocupações de saúde e engenharia são regulamentadas.

Contabilidade é uma ocupação regulamentada no Canadá e, para trabalhar como contador, os profissionais precisam ter sua formação e experiência avaliadas pelo órgão regulador de contabilidade na província ou território em que pretendem trabalhar. Os profissionais só podem exercer a profissão quando concluírem o processo de inscrição no órgão regulador e se tornarem um Contador Profissional Credenciado ou Chartered Professional Accountant (CPA).

CPA Canada é uma organização nacional que supervisiona e dá suporte aos órgãos reguladores de contabilidade provinciais e territoriais do Canadá (também conhecidos como CPAs). Recentemente, o CPA Canada unificou todas as categorias na profissão contábil (como Chartered Accountant – CA, Certified Management Accountant – CMA and Certified General Accountant – CGM) para a categoria Chartered Professional Accountant. Todos os órgãos reguladores destas categorias também foram unificados aos órgãos reguladores de cada província e território.

Órgãos Reguladores Provinciais e Territoriais

CPA Alberta
CPA British Columbia
CPA Manitoba
CPA New Brunswick
CPA Newfoundland and Labrador
CPA Northwest Territories and Nunavut
CPA Nova Scotia
CPA Ontario
CPA Prince Edward Island
CPA Quebec
CPA Saskatchewan
CPA Yukon

Em 2018, o CPA Canada estabeleceu acordos com algumas organizações internacionais em que pode fornecer isenção de requisitos de educação e de testes. Estes acordos são conhecidos como MRA (Mutual Recognition Agreement), RMA (Reciprocal Membership Agreement) e MOU (Memorandums of Understanding). Os acordos são para profissionais totalmente qualificados em seu órgão regulador local nos seguintes países: Estados Unidos, França, México, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, Escócia, África do Sul, Zimbábue, Índia e Paquistão.

Profissionais de países que não fazem parte dos acordos, mas são membros de órgãos reconhecidos pela Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants – IFA), terão que se inscrever para o programa de certificação junto ao órgão regulador de contabilidade da província ou território em que pretendem trabalhar.

Os profissionais brasileiros que são registrados no Conselho Federal de Contabilidade do Brasil ou no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil se enquadram nessa situação e terão que se inscrever junto ao órgão regulador de contabilidade no Canadá para ter sua formação e experiência individualmente avaliadas. O órgão determinará o caminho que os candidatos deverão seguir para concluir o programa de certificação.

Profissionais que são membros de órgãos não reconhecidos pelo IFA, terão que concluir cursos preparatórios antes de se inscreverem ao programa de certificação.

Programa de Certificação do CPA

O programa de certificação é feito através dos órgãos reguladores de contabilidade provinciais e territoriais, e é composto por:

Preparação acadêmica (Professional Education Program – PEP)
Exame (Common Final Examination – CFE)
Avaliação da experiência prática (Practical Experience Requirements – PER)

O tempo para concluir o programa de certificação é de 2 anos e meio, mas os profissionais têm no máximo sete anos para concluir todo o programa. O custo do programa de certificação é de cerca de CAD$ 12.000.

Ao se inscrever para o programa de certificação, os candidatos devem apresentar documentos que comprovem sua formação e experiência. Estes documentos também podem ajudar com alguma isenção de critérios, durante o programa de certificação. Todos os documentos devem estar em um dos idiomas oficiais do Canadá: inglês ou francês, dependendo em qual província ou território o candidato irá se inscrever.

Os documentos exigidos são:

● Um currículo detalhado, incluindo histórico de empregos e de educação
● Uma carta de regularidade enviada diretamente pelo Conselho de Contabilidade do Brasil, confirmando à adesão e a data em que se tornou membro
● Uma transcrição enviada diretamente pelo Conselho de Contabilidade do Brasil, indicando quando um exame de qualificação foi concluído para a certificação de contador
● Uma avaliação da educação acadêmica (ou academic education evaluation) enviada diretamente de uma organização avaliadora. Uma avaliação acadêmica é feita para verificar se um diploma ou certificado estrangeiro é válido e equivalente a um canadense. Estas são algumas das organizações aprovadas pelo CPA para esta avaliação: World Education Service (WES), International Credential Evaluation Service (ICES) e International Qualification Assessment Service (IQAS).

Professional Education Program (PEP)

O PEP é composto por seis módulos onde os candidatos irão aprimorar seus conhecimentos sobre a profissão de contador. Partes deste programa são ministradas em formato online e de estudo individual. Algumas das matérias que os candidatos aprenderão são: relatórios financeiros, estratégia e administração, contabilidade gerencial, auditoria e garantias, finanças e tributação. O último módulo irá focar na preparação para o Common Final Examination. Os candidatos têm no máximo seis anos para concluir este programa.

Common Final Examination (CFE)

O CFE é um exame de três dias em que os candidatos serão avaliados quanto aos conhecimentos de contabilidade adquiridos durante o PEP. Existem três artigos a serem escritos ao longo dos três dias:

● No dia 1: um artigo de cinco horas consistindo de uma simulação abrangente de negócios
● Nos dias 2 e 3: um artigo de quatro horas por dia, que consistirá em mais de duas simulações de assuntos múltiplos

O CFE deve ser feito pessoalmente em um centro de testes do CPA no Canadá. Este exame é oferecido duas vezes ao ano, em Maio e Setembro.

Practical Experience Requirements (PER)

Além do PEP e do CFE, para obter a certificação de CPA, os candidatos devem completar os requisitos de experiência prática. Geralmente, os candidatos precisam de um mínimo de 30 meses de experiência profissional supervisionada em contabilidade. Existem dois caminhos pelos quais os candidatos podem obter seus requisitos de experiência prática (pode ser um dos caminhos ou uma combinação de ambos):

Programas pré-aprovados do CPA (pre-approved programs – PPR): os candidatos ganharão experiência em posições de treinamento em empresas pré-aprovadas pelo CPA.
Verificação de experiência (experience verification – EVR): os candidatos devem comprovar experiência em uma empresa de sua escolha.

Em ambos os caminhos, existem cinco elementos comuns que serão exigidos:

Ganhar experiência relevante como contador profissional em no mínimo 30 meses
● A experiência deve ser supervisionada
● O candidato deve registrar relatórios detalhados em intervalos regulares
● O candidato deve se reunir e discutir o progresso pelo menos duas vezes ao ano com um mentor
● A experiência deve ser avaliada pelo órgão regulador

Exigência de Idioma

Embora nenhuma avaliação oficial de idioma seja exigida para o programa de certificação, espera-se que os candidatos tenham um alto nível de proficiência e compreensão da língua inglesa ou francesa. É altamente recomendável que os candidatos tenham um Canadian Language Benchmark (CLB) de pelo menos Nível 8 em leitura, escrita, compreensão e interpretação oral no momento da inscrição, e pelo menos Nível 10 após a conclusão do programa.

Informações

Os órgãos reguladores de contabilidade provinciais e territoriais oferecem sessões de informação online sobre o programa de certificação para os candidatos. Essas informações podem ser encontradas em cada um de seus websites. Há também algumas organizações que oferecem opções de ajuda financeira para profissionais treinados internacionalmente. Essas organizações fornecem microcréditos de até CAD$ 15.000 para indivíduos que desejam ter suas credenciais estrangeiras reconhecidas no Canadá.

Nota: Devido à COVID-19 algumas mudanças foram feitas no processo de certificação. Acesse os websites oficiais dos órgãos reguladores para informações mais atualizadas.

Texto por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para o Canadá como Contador, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para mais informações sobre processos de imigração.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil