fbpx

Como validar o seu diploma de Arquitetura no Canadá

Compartilhe!

Neste artigo, iremos falar sobre a profissão de arquitetura e ajudar-lhe a entender como validar sua formação e experiência para trabalhar no Canadá. Vale ressaltar que qualquer pessoa que não seja residente permanente ou cidadão canadense, precisa de uma autorização para poder trabalhar no país legalmente.

A grande expansão do mercado imobiliário canadense de 2015 a 2020 resultou no aumento do investimento na construção do setor residencial e público. A indústria de arquitetura no Canadá teve um benefício direto desta expansão, observando um aumento na receita estimado em $4.3 bilhões de dólares canadenses nesses anos. Com um mercado forte, há uma variedade de oportunidades para profissionais que decidam imigrar para o Canadá. O salário de um arquiteto iniciante pode começar em CAD $37.000 por ano, e pode chegar a CAD $140.000 por ano entre os profissionais mais experientes.

No Canadá, ocupações podem ser de dois tipos: não regulamentadas e regulamentadas. Para ocupações não regulamentadas, uma licença ou certificação não é necessária, como por exemplo, na maioria das ocupações de TI. Para ocupações regulamentadas, é necessária uma licença ou certificação para trabalhar e, neste caso, a licença ou certificação será emitida pela autoridade reguladora provincial ou territorial responsável pela ocupação. Entre muitas outras, a maioria das ocupações de saúde e engenharia são regulamentadas.

A arquitetura é uma ocupação regulamentada e para trabalhar como arquiteto licenciado no Canadá, os profissionais precisam estar registrados na associação de arquitetos da província ou território em que pretendem trabalhar. Cada associação regula individualmente a prática da arquitetura e os requisitos para registro e licenciamento. O órgão Canadian Architectural Licensing Authorities (CALA) representa as onze associações provinciais e territoriais da profissão de arquitetura no Canadá.

O Canadian Architectural Certification Board (CACB) é a organização nacional responsável por avaliar e certificar as qualificações acadêmicas de indivíduos que possuem um diploma em arquitetura. Este órgão também é responsável pelos padrões da profissão e pelo credenciamento das escolas canadenses de arquitetura. Eles oferecem programas de certificação de profissionais treinados internacionalmente.

Associações Provinciais e Territoriais

Abaixo está uma lista dos websites de cada associação no Canadá:

Architectural Institute of British Columbia
Alberta Association of Architects
Saskatchewan Association of Architects
Manitoba Association of Architects
Ontario Association of Architects
Ordre des architectes du Québec
Architects’ Association of New Brunswick
Nova Scotia Association of Architects
Architects Association of Prince Edward Island
Newfoundland and Labrador Association of Architects
Northwest Territories Association of Architects

Os territórios de Yukon e Nunavut não têm uma associação de arquitetos. Os profissionais que pretendem exercer a profissão nestes territórios, devem entrar em contato com o governo do território.

Caminhos Para a Certificação

Existem 3 caminhos para um profissional treinado internacionalmente se registrar em uma das associações:

Acordos de Reconhecimento Mútuo (Mutual Recognition Agreements – MRA) – arquitetos treinados internacionalmente, registrados em uma jurisdição fora do Canadá sob um acordo de reconhecimento mútuo, podem fazer o registro por reciprocidade. Alguns exemplos de países com acordo de reciprocidade são: Estados Unidos, México, Austrália, Nova Zelândia e recentemente, países da União Europeia.

Programa para Arquitetos Estrangeiros com Ampla Experiência (Broadly Experienced Foreign Architect Program – BEFA) – este processo avalia a formação e experiência do candidato em relação ao padrão canadense. Este programa é administrado pelo CACB.

Programa de Estágio em Arquitetura (Internship in Architecture Program – IAP) – candidatos não qualificados em obter certificação por meio de acordos de reconhecimento mútuo ou que não atendam à qualificação para o programa BEFA, podem concluir o programa de estágio em arquitetura  para obter a certificação no Canadá.

Programa BEFA

O programa BEFA tem as seguintes etapas:

Etapa 1: Elegibilidade – para se inscrever no programa, os candidatos devem atender aos requisitos obrigatórios:

● Ter concluído um programa de educação em arquitetura
● Ter atuado como arquiteto licenciado em qualquer jurisdição
● Ter pelo menos sete anos de experiência em arquitetura nos últimos doze anos
● Ter obtido pelo menos seis meses de experiência relevante no Canadá antes da entrevista de avaliação. Esta experiência:
● Deve ser obtida dentro de três anos antes da data agendada para a entrevista de avaliação
● Deve ser obtida sob a supervisão e direção pessoal de um arquiteto licenciado no Canadá
● Deve expor os candidatos à prática e aos requisitos regulamentares da arquitetura no Canadá

Etapa 2: Demonstração de Competência – os candidatos devem provar competência nas seguintes doze categorias que ilustram a função de um arquiteto em todo o projeto:

● Programação
● Análise do local e ambiental
● Desenho esquemático
● Sistemas de engenharia – estruturais, mecânicos, elétricos e civis
● Análise de custo de construção
● Pesquisa de código
● Desenvolvimento de design
● Documentos de construção
● Licitação e negociação de contratos
● Fase de construção – escritório e local
● Gestão do projeto
● Profissionalismo e prática profissional

Etapa 3: Entrevista – a entrevista é conduzida pelos mesmos arquitetos que avaliaram a demonstração de competência. O candidato deve trazer documentação de dois ou mais projetos para a entrevista. Não precisam ser projetos canadenses.

Todos os documentos a serem enviados com a aplicação, devem ser cópias autenticadas e serem traduzidos para o inglês ou francês, por um tradutor juramentado.

A taxa total (em dezembro/2020) para a inscrição no programa BEFA é CAD $7.000 (elegibilidade: $1.240, demonstração de competência: $3.200 e entrevista: $2.560). As taxas são pagas no início de cada fase e não são reembolsáveis.

Programa de Estágio em Arquitetura (IAP)

Os profissionais que não atendam aos requisitos de certificação pelo programa BEFA, precisam se inscrever para o IAP diretamente com a associação da província ou território em que desejam trabalhar. Os requisitos e procedimentos para obter a licença variam nas províncias, mas três componentes principais devem ser concluídos. Estes componentes são:

● Educação: os candidatos devem enviar sua qualificação acadêmica para avaliação
● Experiência: os candidatos devem completar um mínimo de 3.720 horas de experiência obrigatória em um ambiente de trabalho aprovado, supervisionado por um arquiteto licenciado
●Exame: os candidatos devem concluir com sucesso o Exame para Arquitetos no Canadá (Examination for Architects in Canada – ExAC), após a conclusão de 2.800 horas de experiência de trabalho

Uma vez que os três componentes tenham sido concluídos, os candidatos podem solicitar uma licença para praticar arquitetura na província ou território. O custo do programa é cerca de CAD $3.000.

Informações

Na seção Becoming an Architect do website do Royal Architectural Institute of Canada (RAIC), pode-se encontrar mais informações sobre como se tornar um arquiteto no Canadá.

Nota: Devido à COVID-19, algumas alterações foram feitas em algumas partes do processo de avaliação. Acesse os sites oficiais da CACB e da associação provincial para obter informações mais atualizadas.

Texto por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para o Canadá como Arquiteto, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para obter mais informações sobre os processos de imigração.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil