fbpx

Usando LinkedIn para uma Rede de Contatos Eficaz

Compartilhe!

No mundo profissional, o conhecimento específico é essencial para encontrar um emprego, mas não podemos negar que conhecer as pessoas certas, estar no lugar certo na hora certa ajuda imensamente. Uma rede profissional desempenha um papel importante nessa parte e pode ser adquirida participando de feiras de emprego, conferências e, principalmente, aumentando a sua lista de contatos nas redes sociais.

Embora as interações pessoais sejam ótimas para a criação de uma rede de contatos, elas são limitadas pelo número de pessoas e pelo tempo gasto em tais eventos. Por outro lado, as mídias sociais, principalmente as voltadas para a vida profissional, permitem que profissionais internacionais expandam sua rede não só em número de pessoas, mas também geograficamente. Hoje, uma das plataformas mais utilizadas e reconhecidas para networking profissional é o LinkedIn.

Com mais de 700 milhões de membros em 200 países, o LinkedIn é uma ferramenta muito útil para a procura de empregos internacionais e é amplamente utilizado no Canadá. Ter um perfil que se destaca permite aos profissionais ampliar seus contatos, que por sua vez aumenta ainda mais as chances de encontrar trabalho em um novo país como imigrante.

Tenha um Perfil Completo

Apenas se inscrever no LinkedIn não é suficiente. Mesmo adicionar algumas informações pode não ser o bastante. Para que seu perfil se destaque, ele precisa ser, não apenas completo, mas também bem escrito. O LinkedIn fornece instruções passo a passo sobre quais informações adicionar. Escolher corretamente as palavras-chave e escrever de maneira profissional são tão importantes quanto as informações em si.

Os perfis do LinkedIn destinados à busca de empregos no Canadá precisam ser escritos em inglês ou francês, dependendo da província ou território em que se pretende trabalhar. A escolha das palavras também pode ser um fator crucial entre um perfil atraente e um mediano. Recomenda-se visitar o perfil de outras pessoas em sua área profissional, bem como de profissionais que tenham sucesso em outras áreas. Obter inspiração desses perfis ajudará a criar o seu próprio. Por exemplo, seu título profissional no Brasil, se traduzido, pode não se adequar ao que é comumente usado no Canadá para a mesma atividade. Portanto, é muito importante estar de acordo com os termos usados ​​no Canadá.

Espera-se que um perfil do LinkedIn seja, em geral, profissional, desde as informações até as imagens nele contidas. A lista a seguir fornece uma visão geral de alguns dos pontos importantes a serem considerados ao criar um perfil:

Foto de perfil profissional e de boa qualidade: evite fotos muito casuais ou fotos com outras pessoas. Se necessário, contrate um profissional.

Foto de capa que reflete sua profissão: uma imagem que sirva de fundo para seu perfil pode indicar rapidamente o seu setor e transmitir qualidade.

Adicione sua profissão e localização: declarar claramente sua profissão e localização ajudará outros a entender rapidamente o que você faz e de onde vem.

Adicione um resumo de suas conquistas: semelhante aos currículos escritos, é conveniente resumir suas conquistas e projetos para que possa ser compreendido rapidamente pelo visitante do seu perfil. Qualquer trabalho voluntário é muito valorizado no Canadá, certifique-se de incluí-los também.

Posição atual: forneça sua posição atual, traduzida corretamente para os termos canadenses. Se você não estiver ocupando nenhuma posição, certifique-se de adicionar à sua descrição o que pretende fazer. Várias pessoas apenas acrescentam o que realizaram e deixam de acrescentar o que pretendem fazer.

Fazendo Conexões

Iniciar sua rede não é fácil. Uma maneira é usar seus contatos de email ou telefone atuais. O LinkedIn permite que você envie convites de conexão usando seus contatos da sua conta de email. Manter contatos com pessoas que cursaram a mesma faculdade ou universidade, pode ajudar em um networking focado em sua área profissional. Participar de um grupo de discussões é outra ótima maneira de encontrar profissionais em seu setor e se conectar com eles. Pesquise grupos de interesse e discussões no LinkedIn e inscreva-se neles. Participar dessas conversas não só favorece o crescimento da sua rede, mas também ajuda a tornar seu nome conhecido na comunidade.

O uso gratuito do LinkedIn oferece uma experiência de pesquisa limitada. Considere se tornar um membro pago do LinkedIn, mesmo por um curto período de tempo. Isso permitirá que você execute pesquisas elaboradas. Uma das conexões mais importantes que você pode ter enquanto procura emprego é com recrutadores, representantes de recursos humanos e caçadores de talentos. Ser capaz de pesquisar essas pessoas e enviar convites de conexão será extremamente valioso a curto e longo prazo.

Mantendo as Conexões Vivas

As conexões feitas no LinkedIn não são apenas para um emprego imediato, mas também podem ajudar em futuras oportunidades de emprego. Por isso, tão importante quanto fazer novas conexões, é manter as existentes.

Comente sobre as conquistas de seus contatos. Envie mensagens parabenizando novas posições ou sucessos. Faça postagens relacionadas ao seu setor ou compartilhe informações interessantes.

O LinkedIn permite que os usuários definam o nível de privacidade em seus perfis. Definir suas opções de uma forma que as modificações e atualizações do perfil sejam visíveis para suas conexões é uma maneira interessante de lembrar seus contatos sobre você. De vez em quando, adicione algo novo ao seu perfil, uma nova habilidade, um novo idioma que você está aprendendo ou uma nova conquista profissional. Seus contatos serão notificados sobre as alterações de seu perfil, mantendo assim seu nome e intenções sempre ativos em sua network. Apenas esteja atento para não exagerar, caso contrário, pode ter o efeito contrário.

Recomendações

Semelhante a cartas de recomendação, o LinkedIn oferece maneiras para colegas de trabalho atuais e antigos escreverem recomendações em seu perfil. Seus contatos podem fazer isso voluntariamente ou você pode solicitar. De qualquer forma, assim que a recomendação for escrita, você determina se ela será visível e pública em seu perfil.

Normalmente, tais recomendações são escritas por colegas de trabalho, sob sua supervisão, membros da equipe ou seus supervisores. Não é comum e não é aconselhável ter amigos ou familiares que não estejam na mesma área profissional escrevendo tais recomendações. Isso ajuda a manter o LinkedIn como uma plataforma orientada para a profissão e também transparece seu próprio profissionalismo.

Se uma conexão escrever uma recomendação para você e você tiver comentários positivos sobre sua conexão, é educado retribuir o gesto. Escrever recomendações também ajuda seu perfil a se destacar nas pesquisas.

Uso Responsável

Como mencionado anteriormente, o LinkedIn é uma plataforma de rede profissional e, como tal, qualquer informação, postagem ou imagem tornada pública deve refletir isso. É o seu currículo digital e carta de apresentação. Será a primeira impressão que outros profissionais e recrutadores terão sobre você. Evite misturar a vida pessoal e as experiências pessoais com as de natureza profissional, a menos que sejam relacionadas à sua profissão ou você ache que podem ajudar a encontrar um emprego.

Dentro de uma empresa, alguns assuntos são evitados em conversas e restritos à vida pessoal. As mesmas regras se aplicam ao LinkedIn. Se você está atualmente em um emprego, muitos empregadores consideram seus perfis online uma extensão de você. Expressar sentimentos negativos e fazer comentários públicos sobre seu trabalho, projetos confidenciais e informações relacionadas ao trabalho pode levar à demissão. Mesmo que você não esteja empregado no momento, empregadores em potencial podem julgar seu caráter com base em seu comportamento público, não apenas no LinkedIn, mas também em outras plataformas de mídia social.

Ser responsável online pode parecer clichê, mas é especialmente importante ao lidar com um perfil profissional que pode determinar o futuro de sua carreira.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil