fbpx

Saskatchewan

Compartilhe!

Províncias do Canadá

Nesta série de artigos, iremos falar sobre as províncias do Canadá, abordando aspectos demográficos, econômicos e climáticos, entre outros.

Saskatchewan

Localizada no centro do Canadá, Saskatchewan é uma das três províncias das pradarias, junto com Alberta e Manitoba. É a quinta província em área com 650.000 km2 e a sexta em população com quase 1,2 milhão de habitantes. A maior parte de seu território é coberto por floresta e água doce, possuindo mais de 100.000 lagos. Regina, a capital da província, e Saskatoon, a maior cidade, são as cidades mais importantes de Saskatchewan e onde vive mais da metade de sua população. Nos últimos 5 anos, a província acolheu uma média de 14.000 imigrantes por ano.

Geografia

Situada nas grandes planícies canadenses, Saskatchewan faz fronteira a oeste com Alberta, ao norte com os Territórios do Noroeste e Nunavut, a oeste com Manitoba e ao sul com Estados Unidos. A única província cujas fronteiras não são características naturais, em vez disso, seguem coordenadas geográficas, dando à província uma forma retangular. É também uma das duas únicas províncias do Canadá, junto com Alberta, sem acesso ao oceano. A maior parte da população está concentrada no sul, e o norte, por ser coberto por florestas, é escassamente povoado. Além de Regina e Saskatoon, Prince Albert e Moose Jaw são outras cidades com populações notáveis.

Clima

Pela provincia ser plana e longe de grandes massas de água, Saskatchewan tem um clima continental caracterizado por verões quentes com temperaturas que chegam a 30 °C e invernos muito frios com temperaturas de -45 °C. A província também tem mais horas de sol e mais tornados que qualquer outra província do Canadá. Regina tem temperatura média de 19 °C no verão e -14 °C no inverno.

Língua

O Inglês é a língua oficial e predominante em Saskatchewan, com 82% da população falando apenas inglês. Alguns serviços públicos e educação também são oferecidos em Francês. Outras línguas faladas na província incluem o Alemão, Ucraniano e Algonquian (língua aborígene).

Economia

A economia de Saskatchewan foi, desde o início, baseada nas indústrias extrativas. Na agricultura, o principal produto cultivado é o trigo, especialmente para o mercado externo. A plantação de canola e outras variedades como ervilha, cevada, aveia e lentilha também aumentaram na última década. A província é a maior exportadora mundial de sementes de mostarda. A mineração também é uma importante indústria na província, com Saskatchewan sendo líder mundial nas exportações de potassa (utilizado para fertilizantes) e urânio. Outras indústrias extrativas importantes são a pesca, a silvicultura, o petróleo e o gás natural. Desde 2000, várias empresas focadas em ciência e tecnologia foram estabelecidas próximas as Universidades de Regina e Saskatoon, gerando vários empregos no setor tecnológico.

Educação

O ano letivo no Canadá começa em Setembro e termina em Junho, sendo os meses de Julho e Agosto as férias de verão. Como muitos outros aspectos do país, é responsabilidade das províncias monitorar e regular a educação. Em Saskatchewan, todas as crianças de 6 a 21 anos têm acesso à educação gratuita. Cidadãos canadenses, residentes permanentes e temporários, podem frequentar a escola desde o jardim de infância até o último ano do ensino médio, desde que certos requisitos sejam atendidos. Diferentemente das outras províncias, Saskatchewan oferece o Programa Pré-escolar, que está disponível em algumas escolas para crianças de três e quatro anos. O ensino da língua francesa também é fornecido pela província.

Saskatchewan tem três universidades importantes: a Universidade das Primeiras Nações do Canadá, com campus em Regina, Saskatoon e Prince Albert, focada em atender as necessidades acadêmicas, culturais e espirituais dos alunos das Primeiras Nações, a Universidade de Saskatchewan, localizada em Saskatoon, é a universidade mais antiga da província e a Universidade de Regina.

Imigração

Além do processo de imigração oferecido pelo governo federal, também é possível optar por um dos Programas de Nomeação Provincial (Provincial Nominee Programs – PNP) para imigrar para o Canadá. Saskatchewan oferece o  Saskatchewan Immigrant Nominee Program (SINP), que indica pessoas qualificadas para se candidatarem à residência permanente. Em geral, trabalhadores treinados, pessoas com experiência de trabalho na província, empresários e alguém que deseje possuir e operar uma fazenda podem se inscrever no SINP.

Turismo

Existem inúmeras atrações culturais na província, incluindo museus, escavações de dinossauros, cultura aborígine, galerias de arte, teatros e sítios arqueológicos. O turismo natural também é popular em Saskatchewan, contendo dois parques nacionais, quatro sitios históricos nacionais e 37 parques provinciais. Mais de 13 milhões de pessoas visitam a província por ano. Os principais destinos são o Parque Nacional Grasslands, o Parque Nacional de Prince Albert, o Sítio Histórico Nacional do Forte Walsh, o Sítio Histórico Nacional de Batoche, o Sítio Histórico Nacional do Forte de Battleford, o Parque Wanuskewin e o Parque Provincial de Dunas Athabasca.

Saskatchewan é o lar de vários museus e galerias importantes no Canadá. O Royal Saskatchewan Museum serve como o museu provincial da província. Outros museus e galerias de arte importantes incluem o Royal Canadian Mounted Police Heritage Centre, o Museu de Desenvolvimento do Ocidente de Saskatchewan, o Centro de Ciências de Saskatchewan, o Centro de Descobrimento de T.rex, a Galeria de Arte MacKenzie e o Centro Moderno de Remai.

Para obter mais informações sobre Saskatchewan visite saskatchewan.ca e tourismsaskatchewan.com.

Por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para Saskatchewan, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para obter mais informações sobre os processos de imigração.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil