fbpx

Quebec

Compartilhe!

Províncias do Canadá

Nesta série de artigos iremos falar sobre as províncias do Canadá, abordando aspectos demográficos, econômicos, climáticos, entre outros.

Quebec

A maior província em área e a segunda província mais populosa do Canadá, Quebec tem mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados de área e mais de 8,4 milhões de pessoas vivendo em suas fronteiras. Grande parte da população vive em áreas urbanas ao longo do Rio São Lourenço, entre a cidade mais populosa, Montreal, e sua capital, Quebec, que também é a cidade mais antiga do Canadá. A cada ano, Quebec recebe uma média de 45.000 imigrantes. O nome Quebec vem da palavra indígena Algonquin “kébec” que significa “onde o rio se estreita”, referindo-se à região da cidade de Quebec, onde o Rio São Lourenço se estreita. As principais características desta província é que o francês é a única língua oficial.

Geografia

Localizado na região centro-leste do país, Quebec faz parte da Região Central do Canadá, junto com Ontário. É limitada ao norte pela Baía de Hudson, a leste pela província de Newfoundland e Labrador, ao sul por New Brunswick e os Estados Unidos, e a oeste por Ontário.

A paisagem de Quebec é rica em florestas, lagos e rios, e possui uma das maiores reservas de água doce do mundo. Mais de 95% de seu território encontra-se dentro do Escudo Canadense, que geralmente é plano com alguns pontos mais altos, englobando as regiões norte e central da província e é escassamente povoado. A região norte de Quebec tem características árticas e subárticas e é habitada principalmente por Inuit, povo indígena do Canadá. A região mais fértil e densamente povoada está localizada no sul, ao longo do Rio São Lourenço, e se estende da cidade de Quebec até Montreal.

Clima

O clima de Quebec em geral é frio e úmido, mas muitas vezes pode ser caracterizado por extremos de calor e frio. Em períodos de calor e frio intensos, as temperaturas podem chegar a 35 °C no verão e −40 °C no inverno. As regiões sul e oeste têm quatro estações distintas com verões quentes e úmidos e invernos muito frios e com neve. A maior parte do centro de Quebec tem invernos longos, muito frios e com neve, enquanto os verões são quentes mas muito curtos. As regiões ao norte tem invernos muito frios e os verões são curtos e muito mais frescos. Na região de Montreal, o clima é menos severo e menos extremo, com temperaturas médias de 25 °C no verão e −10 °C no inverno.

Língua

Em Quebec, o francês é  predominante e a única língua oficial na província, sendo compreendido e falado por quase 95% da população. Todos em Quebec têm o direito de serem servidos em francês pelo governo e pelas empresas; a província também oferece direitos para pessoas que falam de inglês e línguas aborígenes. A maioria dos serviços governamentais está disponível em francês e inglês.

Economia

A economia de Quebec é diversificada, mas os setores de manufatura e serviços dominam a economia. A produção de alimentos, produtos de celulose e papel, equipamentos de transporte, metais primários, produtos químicos e farmacêuticos, petróleo refinado e produtos de carvão são os principais componentes da economia.

O Vale do Rio São Lourenço é a área mais agrícola da província, produz carne, laticínios, frutas, vegetais e o famoso Maple Syrup (Xarope de Bordo), do qual Quebec é o maior produtor mundial. O turismo apresenta um papel importante na economia de Quebec, que emprega cerca de 400.000 pessoas.

Quebec também apresenta grande importância em várias indústrias de ponta, incluindo aeroespacial (60% da produção da indústria aeroespacial canadense), tecnologias de informação (52% das empresas canadenses nesses setores estão sediadas em Montreal e na cidade de Quebec), software e multimídia. Montreal é um centro global de pesquisa de inteligência artificial, com centros de pesquisa do Facebook, Microsoft, Google e Samsung.

Educação

O ano letivo no Canadá começa em Setembro e termina em Junho, sendo os meses de Julho e Agosto as férias de verão. Como muitos outros aspectos do país, é responsabilidade das províncias monitorar e regular a educação. Quebec tem escolas de francês e inglês com financiamento público e qualquer cidadão canadense, residente permanente ou temporário é elegível para educação, desde que alguns requisitos sejam atendidos. O sistema educacional em Quebec difere um pouco das outras províncias. Ele possui cinco níveis:

●  Pré-escolar – educação opcional disponível em algumas cidades para crianças a partir dos 4 anos de idade para serem matriculadas no pré-jardim de infância (prématernelle) e no jardim de infância (maternelle) disponível em toda a província para crianças de 5 anos de idade.

●  Ensino primário – educação obrigatória (école primaire) da 1ª até a 6ª série.

●  Ensino secundário – ensino obrigatório (école secondaire) da 7ª à 11ª série, os alunos têm 11 a 16 anos.

●  Ensino pós-secundário – também conhecido como CEGEP (collège d’enseignement général et professionnel) é uma ponte entre o ensino obrigatório e o ensino universitário, que permite aos estudantes escolherem um caminho profissional ou acadêmico.

●  Ensino universitário – ensino disponível principalmente por meio de instituições que recebem subsídio do governo da província.

Quebec tem 18 universidades, sendo que apenas três delas são instituições de língua inglesa: as universidades McGill e Concordia em Montreal e a Bishop em Lennoxville. A Universidade de Quebec possui dez campos em toda a província. A universidade mais antiga da província é a Universidade de Laval, fundada em 1663 na cidade de Quebec. A província é o terceiro principal destino de estudantes internacionais no Canadá e recebeu mais de 45.000 estudantes em 2019. Outras universidades importantes em Quebec são a Universidade de Montréal, a Universidade de Sherbrooke, a Escola Superior de Tecnologia e a Escola Politécnica de Montreal.

Imigração

Além do processo de imigração oferecido pelo governo federal, também é possível optar por um dos Programas de Nomeação Provincial (Provincial Nominee Programs – PNP) para imigrar para o Canadá. No entanto, Quebec não oferece um PNP, mas tem seu próprio processo de imigração. O processo tem regras muito específicas para cada caso, sendo uma das principais regras que o candidato comprove proficiência na língua francesa. Detalhes sobre os programas atuais podem ser encontrados no site oficial de imigração da província.

Turismo

Uma terra de contrastes e grandiosidade, Quebec oferece uma série de atrações, atividades e paisagens para as mais de 5 milhões de pessoas que visitam a província a cada ano. A herança francesa diferencia a província da maior parte do Canadá e proporciona um ar europeu. A província possui mais de 20 regiões turísticas, cada uma delas apresenta a diversidade de sua geografia, história e cultura. A capital Quebec é a única cidade fortificada e a cidade de língua francesa mais antiga da América do Norte e, em 1985, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Muitos eventos acontecem em Quebec, incluindo competições esportivas como o Grand Prix do Canadá e a Rogers Cup, e festivais como o Festival de Inverno de Quebec, o Festival International de Jazz de Montreal  e o Festival de Verão de Quebec. A província de Quebec tem mais de 400 museus, incluindo o Museu Canadense de História e o Museu de Belas-artes de Montreal, sendo ele o mais antigo do Canadá. A culinária de Quebec tem muitas influências e uma de suas especialidades é o poutine, um prato nacional feito de batata frita com queijo derretido, cobertos com molho de carne.

Outras atrações para se visitar são o Monte Royal, a Basílica de Notre-Dame, o Quartier du Petit Champlain, a Galeria de arte Au P’tit Bonheur, Mont-Tremblant, as Cataratas de Montmorency e o Jardim Botânico de Montreal.

Para obter mais informações sobre Quebecvisite quebec.ca e bonjourquebec.com.

Por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para Canadá, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para obter mais informações sobre os processos de imigração.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil