fbpx

Prince Edward Island

Compartilhe!

Províncias do Canadá

Nesta série de artigos iremos falar sobre as províncias do Canadá, abordando aspectos demográficos, econômicos, climáticos, entre outros.

Localizada na costa leste do Canadá, a Prince Edward Island (Ilha do Príncipe Eduardo), comumente referida como PEI, é a menor e menos populosa província, com pouco mais de 160.000 habitantes e cerca de 5.600 km2. A maior cidade e capital da província, Charlottetown, que abriga cerca de 25% de sua população, também é famosa por ser o “Berço da Confederação”, evento histórico em 1864 que levou à fundação do Canadá. Todos os anos, a província acolhe uma média de 2.000 imigrantes. Outros grandes destaques da província são as belas praias com falésias de terra vermelha, deliciosas batatas e os contos incríveis de Anne de Green Gables.

Geografia

Parte das províncias atlânticas do Canadá (junto com Nova Escócia, New Brunswick e Newfoundland and Labrador), PEI está situada no Golfo de St. Lawrence, ao norte de Nova Scotia e a leste de New Brunswick. A ilha está conectada ao continente pela Ponte da Confederação, a ponte mais longa do Canadá e uma das mais longas do mundo.

A maior parte da ilha é uma planície suavemente ondulada com solo vermelho, que é bom para a agricultura local. Numerosos riachos, baías e estuários criam uma linha costeira irregular. Nenhum local da ilha fica a mais de 16 quilômetros de água salgada.

Clima

O clima na província é moderado e recebe um impacto significativo do oceano. Os invernos são moderadamente frios e longos, mas são mais amenos, e os verões são moderadamente quentes, mas raramente desconfortáveis. Também caracterizado por mudanças climáticas ao longo do ano, o clima em PEI é um dos mais variáveis no dia-a-dia do Canadá, no qual condições climáticas específicas raramente duram muito. A temperatura média em Charlottetown no verão é de 19 °C e no inverno é de -7 °C.

Língua

O inglês é a língua oficial da província com mais de 94% da população falando apenas inglês, devido ao fato de que a maioria são de origem escocesa, inglesa e irlandesa. Serviços governamentais e educação também são oferecidos em francês.

Economia

A economia da província é dominada pelas indústrias da agricultura, pesca e turismo. É conhecida por cultivar as melhores batatas do país e é responsável por um terço da produção total de batata do Canadá. A pesca de lagosta, junto com outros frutos do mar também são muito importantes para a economia da ilha. Os turistas visitam a província o ano todo e desfrutam de uma variedade de atividades de lazer.

Na última década, a economia da província cresceu significativamente nas principais áreas de inovação, como a aeroespacial, biociência, tecnologia da informação e comunicação e energia renovável, o que trouxe uma diversidade para a economia local.

Educação

O ano letivo no Canadá começa em Setembro e termina em Junho, sendo os meses de Julho e Agosto as férias de verão. Como muitos outros aspectos do país, é responsabilidade das províncias monitorar e regular a educação. Em PEI, os cidadãos canadenses, residentes permanentes e temporários têm acesso à educação gratuita do jardim de infância até o último ano do ensino médio, a partir dos 5 anos de idade, desde que atendidos certos requisitos. O ensino da língua francesa também é fornecido pela província.

A província possui uma universidade e duas faculdades. A Universidade de Prince Edward Island e a Holland College estão localizados em Charlottetown e o Collège de l’Île, uma instituição de língua francesa, está localizado na comunidade de Wellington.

Imigração

Além do processo de imigração oferecido pelo governo federal, também é possível optar por um dos Programas de Nomeação Provincial (Provincial Nominee Programs – PNP) para imigrar para o Canadá. Prince Edward Island oferece o PEI Immigrant Nominee Program (PEIPNP), que nomeia pessoas que têm a intenção de trabalhar e viver na província para aplicarem para residência permanente. A prioridade da província é convidar empresários e indivíduos qualificados para trabalhar em áreas com escassez no mercado de trabalho de PEI para se candidatarem ao programa.

A província também faz parte do Programa Piloto de Imigração do Atlântico (Atlantic Immigration Pilot ProgramAIPP), criado em 2017 para suprir a escassez de mão de obra qualificada na região Atlântica do Canadá. O programa permite que empregadores qualificados contratem trabalhadores estrangeiros treinados e graduados internacionais. Devido ao seu sucesso, o piloto agora é um programa de imigração permanente.

Turismo

Prince Edward Island oferece uma variedade de atividades para os mais de 1,5 milhão de visitantes que vêm à província todos os anos. Das belas praias, vários campos de golfe, aventuras de ecoturismo, aos passeios panorâmicos costeiros e muitos eventos culturais nas comunidades locais, há sempre algo interessante para se fazer na ilha.

As atrações mais visitadas são o Parque Histórico de Green Gables, o Parque Nacional da Ilha de PEI, a Trilha da Confederação, o Farol de West Point, a Ponte da Confederação, o Parque Provincial Basin Head e o Centro de Confederação das Artes.

Para obter mais informações sobre Prince Edward Island visite princeedwardisland.ca e tourismpei.com.

Por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para Prince Edward Island, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para obter mais informações sobre os processos de imigração.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil