fbpx

Engenharia Civil no Canadá

Compartilhe!

Neste artigo, iremos falar sobre a profissão de engenheiro civil e ajudar-lhe a entender como validar sua formação e experiência para trabalhar no Canadá. Vale ressaltar que qualquer pessoa que não seja residente permanente ou cidadão canadense, precisa de uma autorização para poder trabalhar no país legalmente.

O crescimento populacional do Canadá observado nos últimos anos, vem implicando uma demanda constante de investimento em infraestrutura, tanto para áreas urbanas quanto para áreas mais remotas do país. Por este motivo, há várias oportunidades para Engenheiros Civis no Canadá. Um engenheiro civil licenciado ganha em média um salário de CAD$ 60.000 ao ano, com alguns profissionais mais experientes ganhando CAD$ 100.000 ao ano.

No Canadá, ocupações podem ser de dois tipos: não regulamentadas e regulamentadas. Para ocupações não regulamentadas, uma licença ou certificação não é necessária, como por exemplo, na maioria das ocupações de TI. Para ocupações regulamentadas, é necessária uma licença ou certificação para trabalhar e, neste caso, a licença ou certificação será emitida pela autoridade reguladora provincial ou territorial responsável pela ocupação. Entre muitas outras, a maioria das ocupações de engenharia e saúde são regulamentadas.

Sendo a engenharia civil uma ocupação regulamentada no Canadá, para trabalhar como engenheiro civil, os profissionais precisam ter sua formação e experiência avaliadas pelo órgão regulador das profissões de engenharia na província ou território em que pretendem trabalhar. Os profissionais só podem usar o título de Engenheiro Profissional (Professional Engineer – P. Eng.), quando tiverem sido licenciados por um dos doze órgãos reguladores do Canadá.

Engenheiros civis podem começar a trabalhar como engenheiros em treinamento, mesmo que ainda não tenham sido totalmente licenciados por um órgão regulador, contanto que sejam supervisionados por um engenheiro licenciado que assuma a responsabilidade profissional pelo trabalho.

O status de engenheiro em treinamento (conhecido em Quebec como Candidato à Profissão de Engenheiro) indica que alguns requisitos do processo de licenciamento foram concluídos. Os engenheiros em treinamento podem trabalhar, desde que autorizados pelo órgão regulador, para obter a experiência de trabalho necessária para se tornar um engenheiro licenciado. Por outro lado, engenheiros licenciados podem exercer a engenharia civil profissionalmente e assumir total responsabilidade pelo seu próprio trabalho. Não há necessidade de ser um cidadão canadense ou residente permanente para se tornar um engenheiro licenciado. No entanto, o status de imigração pode afetar o tipo de licença obtida (por exemplo, engenheiro profissional ou engenheiro de licença limitada).


A organização nacional Engineers Canada supervisiona todos os órgãos provinciais e territoriais que regulamentam a prática de todas as categorias de engenharia no Canadá. Ela garante que os padrões de ensino de engenharia, qualificações profissionais e práticas profissionais sejam atendidas. No entanto, cada órgão regulador provincial ou territorial tem seus próprios processos e requisitos para licenciar os profissionais.

Órgãos Reguladores de Engenharia Provinciais e Territoriais

Abaixo está uma lista dos websites de cada órgão regulador de engenharia no Canadá:

Engineers and Geoscientists British Columbia (EGBC)
Professional Engineers Ontario (PEO)
Association of Professional Engineers and Geoscientists of Alberta (APEGA)
Engineers Geoscientists Manitoba (APEGM)
Ordre des ingénieurs du Québec (OIQ)
Engineers and Geoscientists New Brunswick (APEGNB)
Association of Professional Engineers and Geoscientists of Saskatchewan (APEGS)
Engineers Nova Scotia
Engineers PEI
Engineers Yukon
Northwest Territories and Nunavut Association of Professional Engineers and Geoscientists (NAPEG)
Professional Engineers and Geoscientists of Newfoundland and Labrador (PEGNL)

Em geral, para se tornar um engenheiro civil licenciado no Canadá, os órgãos reguladores exigirão que os profissionais atendam a estes cinco requisitos ao solicitar a licença (não necessariamente nesta ordem):

Acadêmico: ser formado em engenharia
Experiência de trabalho: ter experiência de trabalho supervisionado que demonstre capacidade de aplicar conhecimentos de engenharia
Idioma: poder se comunicar em pelo menos um dos dois idiomas oficiais do Canadá (inglês ou francês)
Bom caráter: demonstrar bom caráter em sua conduta
Profissionalismo e Ética: ser aprovado no Exame Nacional de Prática Profissional (National Professional Practice Examination – NPPE)

Avaliação Acadêmica

Cada órgão regulador avaliará todos os documentos acadêmicos para determinar se o candidato precisa concluir algum curso adicional ou fazer exames. Dependendo do órgão, todos os documentos devem ser enviados diretamente da instituição de ensino para o órgão. Se os documentos acadêmicos não estiverem em inglês ou francês, alguns órgãos podem exigir uma tradução juramentada. Eles também podem exigir que uma Avaliação de Credencial Educacional (Educational Credential Assessment – ECA) seja feita. Uma ECA é usada para verificar se um diploma ou certificado estrangeiro é válido e equivalente a um canadense.

Estas são algumas das organizações no Canadá, onde pode-se obter uma ECA:

Comparative Education Service: University of Toronto School of Continuing Studies
International Credential Assessment Service of Canada
World Education Services
International Qualifications Assessment Service (IQAS)
International Credential Evaluation Service

Algumas universidades canadenses oferecem programas de adaptação (bridging programs) para ajudar engenheiros formados internacionalmente a atender aos requisitos acadêmicos para o processo de licenciamento no Canadá.

Avaliação de Experiência de Trabalho

Nesta avaliação, os profissionais deverão demonstrar que aplicaram sua formação acadêmica para realizar trabalhos em engenharia por um período de tempo específico. Na maioria das províncias e territórios, é necessário um mínimo de 4 anos de experiência, sendo um desses anos em ambiente canadense.

Cada órgão regulador tem seu próprio processo para avaliar a experiência de trabalho. Este processo pode exigir que seja feito um “registro” de experiência de trabalho, que normalmente deve conter informações de empregos anterior, cargos ocupados e uma descrição dos trabalhos de engenharia realizados. O formato em que o registro será entregue para o órgão pode ser por meio de entrevistas, referências detalhadas ou exames.

Alguns órgãos reguladores também podem solicitar uma Avaliação de Competências (Competency-based AssessmentCBA). Nesta avaliação, o profissional terá a chance de demonstrar que está qualificado para o licenciamento por meio de exemplos de trabalho realizados.

Avaliação do Idioma

Os candidatos deverão provar que são capazes de se comunicar em inglês ou francês. O idioma exigido depende da província ou território que os candidatos planejam trabalhar. Em Quebec, o francês é obrigatório, enquanto que em New Brunswick, inglês ou francês é aceitável. Em todas as outras províncias ou territórios, o inglês é obrigatório. Cada órgão regulador usa uma variedade de métodos para avaliar a competência linguística. Eles podem ter sua própria avaliação ou podem exigir exames oficiais como TOEFL ou IELTS.

Avaliação de Bom Caráter

Os profissionais deverão fornecer evidências que indiquem que são pessoas de bom caráter e de boa reputação. Os órgãos reguladores podem avaliar essas evidências por meio de perguntas no formulário de inscrição, contato direto durante o processo e/ou contactando referências fornecidas pelo candidato. De acordo com as orientações do órgão regulador, existem seis características comuns que eles observarão nesta avaliação: confiabilidade, respeito, responsabilidade, justiça, cuidado e cidadania.

Avaliação de Profissionalismo e Ética

Os candidatos terão que fazer o Exame Nacional de Prática Profissional (NPPE). Este exame avalia o conhecimento do candidato em ética e leis canadenses de engenharia. O registro para o NPPE é feito através do órgão regulador provincial ou territorial. Os exames podem ser feitos online ou pessoalmente e, em alguns casos, pode até ser possível fazer o exame de fora do Canadá. Os materiais de estudo para este exame podem ser encontrados no website de cada regulador.

Informações

A organização Engineers Canada, financiada pelo departamento de imigração do Canadá, criou o site engineerhere.ca que representa uma fonte única de informações para graduados em engenharia fora do Canadá, e que desejam se tornar engenheiros licenciados no Canadá. Este website contém informações sobre como obter uma licença, como encontrar um emprego e como se adaptar na profissão de engenheiro civil no Canadá.

Texto por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para o Canadá como Engenheiro Civil, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para mais informações sobre processos de imigração.


Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil
en_CAEnglish (Canada) pt_BRPortuguês do Brasil