fbpx
Como validar a sua educação em enfermagem no Canadá

Como validar a sua educação em enfermagem no Canadá

Compartilhe!

Neste artigo, iremos falar sobre a profissão de enfermagem e ajudar-lhe a entender como validar sua formação para trabalhar no Canadá. Vale ressaltar que qualquer pessoa que não seja residente permanente ou cidadão canadense, precisa de uma autorização para poder trabalhar no país legalmente.

O profissional de enfermagem é um dos mais procurados no Canadá. A Associação Canadense de Enfermagem (Canadian Nurses AssociationCNA) prevê que 60.000 profissionais serão necessários até 2022 para suprir a escassez destes profissionais. Enfermeiros são muito procurados em todo o país, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Normalmente, profissionais de enfermagem trabalham em turnos de 8 a 12 horas e 36 a 40 horas por semana e têm um salário inicial médio de CAD$ 50.000 por ano, que pode ir até CAD$ 100.000 por ano, dependendo da experiência.

No Canadá, ocupações podem ser de dois tipos: não regulamentadas e regulamentadas. Para ocupações não regulamentadas, uma licença ou certificação não é necessária, como por exemplo, na maioria das ocupações de TI. Para ocupações regulamentadas, é necessária uma licença ou certificação para trabalhar e, neste caso, a licença ou certificação será emitida pela autoridade reguladora provincial ou territorial responsável pela ocupação. Entre muitas outras, a maioria das ocupações de saúde e engenharia são regulamentadas.

A enfermagem é uma ocupação regulamentada no Canadá e, para trabalhar como enfermeiro(a), os profissionais precisam ter sua educação validada pelo órgão regulador da província ou território em que pretendem trabalhar. O título de “enfermeiro(a)” só pode ser utilizado por profissionais licenciados pelo órgão regulador de enfermagem. Não há um processo de registro nacional. Cada província e território tem seu próprio órgão regulador, processo de avaliação e regulamentos, para garantir que os profissionais atendam os padrões exigidos para trabalhar. Como as práticas de enfermagem podem variar em diferentes países, os órgãos reguladores têm um processo muito detalhado para avaliar os profissionais que se formaram fora do Canadá.

A profissão de enfermagem no Canadá inclui, entre outras categorias, Registered Nurses (RN) e Licensed / Registered Practical Nurses (LPN/RPN), o que seria equivalente ao Enfermeiro(a) e Técnico(a) de Enfermagem no Brasil, respectivamente. Registered Nurses geralmente concluem um programa de enfermagem universitário de quatro anos e LPNs/RPNs concluem um programa de enfermagem pós-secundário em nível técnico, o que geralmente leva dois anos. Em geral, para serem elegíveis para trabalhar como RN ou LPN/RPN, os profissionais que são formados fora do Canadá precisarão ter suas credenciais de educação, certificação e experiência profissional avaliadas pelos órgãos reguladores, e consequentemente classificadas como Internationally Educated NurseIEN (Enfermeiros Formados Internacionalmente).

O processo para que o profissional formado internacionalmente seja certificado no Canadá inclui basicamente as seguintes etapas:

Etapa 1: Inscrição no Serviço Nacional de Avaliação de Enfermagem (National Nursing Assessment Service– NNAS)

Etapa 2: Inscrição no órgão regulador provincial

Etapa 3: Passar no exame para a categoria de enfermagem correspondente

Veja abaixo uma explicação detalhada de cada etapa.

Etapa 1: Inscrição no NNAS

O NNAS coleta e analisa documentos e informações para preparar um relatório a ser enviado aos órgãos reguladores provinciais. Eles também verificaram e comparam as credenciais com os padrões canadenses. Esta etapa deve ser realizada por profissionais internacionais, que pretendem trabalhar nas províncias canadenses, com exceção de Quebec e dos Territórios, onde há um processo de avaliação separado. A inscrição no NNAS envolve o envio de cópias autenticadas e assinadas de documentos de identificação, e de formulários preenchidos pela instituição de ensino, pelos empregos anteriores epelo conselhos de enfermagem onde os profissionais estejam cadastrados. É importante que estes formulários sejam enviados por correios para a NNAS diretamente pelas instituições. Desta maneira, o NNAS tem como comprovar a veracidade das informações sobre o profissional.

Todos os documentos que não estejam em inglês ou francês devem ser traduzidos por um tradutor juramentado ou, mediante ao pagamento de uma taxa, o NNAS fará a tradução.

Prova de proficiência em inglês ou francês também será exigida junto com a inscrição. Os testes de proficiência em inglês aceitos pelo NNAS são o International English Language Testing System (IELTS – formato acadêmico) e o Canadian English Language Benchmark Assessment for Nurses (CELBAN). Para a língua francesa, o teste aceito é o Test d’évaluation de français (TEF).

O custo da inscrição no NNAS é de US$ 650 e o requerente tem 12 meses para fornecer todos os documentos necessários. Como a maior parte da aplicação pode ser feita de fora do Canadá, recomenda-se que o processo seja iniciado já no Brasil. A razão disto é que seria mais fácil obter os documentos necessários relacionados à educação, aos empregos e ao conselho de enfermagem, enquanto o requerente esteja no Brasil. Consulte o manual de inscrição do NNAS para obter mais informações.

Etapa 2: Inscrição no Órgão Regulador Provincial

Após a notificação do NNAS de que o pedido e o relatório estão completos, os profissionais podem fazer a inscrição junto ao órgão regulador provincial de sua escolha. Dependendo do órgão, cursos, documentos adicionais e mais avaliações podem ser exigidas, pois cada órgão tem seus próprios requisitos de inscrição.

Também há uma taxa para esta inscrição de cerca de CAD$ 500 para RNs e de CAD$ 300 para LPNs / RPNs, variando também dependendo do órgão regulador. Mais informações podem ser encontradas no website dos órgãos reguladores de cada província e território.

Órgãos Reguladores

Na Colúmbia Britânica, em Ontário e na Nova Scotia, todas as categorias de profissionais de enfermagem são regulamentadas por um único órgão regulador. Em todas as outras províncias e territórios, cada categoria de enfermagem tem seu próprio órgão regulador.

Colúmbia Britânica

RNs e LPNs/RPNs: British Columbia College of Nursing Professionals

Alberta

RN:College and Association of Registered Nurses of Alberta

LPNs/RPNs: College of Licensed Practical Nurses of Alberta

Saskatchewan

RNs: Saskatchewan Registered Nurses Association

LPNs/RPNs: Saskatchewan Association of Licensed Practical Nurses

Manitoba

RNs: College of Registered Nurses of Manitoba

LPNs/RPNs: College of Licensed Practical Nurses of Manitoba

Ontario

RNs e LPNs/RPNs: College of Nurses of Ontario

Quebec

RNs:Ordre des infirmières et infirmiers du Québec

LPNs/RPNs: Ordre des infirmières et infirmiers auxiliaires du Québec

New Brunswick

RN: Nurses Association of New Brunswick

LPNs/RPNs: Association of New Brunswick Licensed Practical Nurses

Nova Scotia

RNs e LPNs/RPNs: Nova Scotia College of Nursing

Prince Edward Island

RNs:College of Registered Nurses of Prince Edward Island

LPNs/RPNs: College of Licensed Practical Nurses of Prince Edward Island

Newfoundland and Labrador

RNs:College of Registered Nurses of Newfoundland and Labrador

LPNs/RPNs: College of Licensed Practical Nurses of Newfoundland and Labrador

Northwest Territories

RNs:Registered Nurses Association of the Northwest Territories and Nunavut

LPNs/RPNs: Government of Northwest Territories, Registrar, Professional Licensing, Health and Social Services

Nunavut

RNs:Registered Nurses Association of the Northwest Territories and Nunavut

LPNs/RPNs: Government of Nunavut, Department of Health

Yukon

RNs:Yukon Registered Nurses Association

LPNs/RPNs: Government of Yukon, Yukon Department of Community Services

Etapa 3: Fazendo o Teste

As províncias e territórios canadenses, com exceção de Quebec, exigem que RNs façam o teste National Council Licensure Examination for Registered Nurses (NCLEX-RN) e que LPNs/RPNs façam o teste Canadian Practical Nurse Registration Exam (CPNRE) como parte final do processo de certificação. A província de Quebec mantém seu próprio exame de registro. No momento, estes exames só podem ser feitos no Canadá e há datas específicas para se inscrever. As inscrições para ambos os exames são feitas no site do Pearson VUE, órgão que aplica os testes, e o custo é por volta de CAD$ 350 para o NCLEX-RN e para o CPNRE pode variar entre CAD$ 200-400, dependendo da província. Não há limite para o número de vezes que você pode fazer o NCLEX-RN até ser aprovado. Para o CPNRE, há um limite de três tentativas.

A partir de janeiro de 2022, um novo exame será implementado em Ontário e Colúmbia Britânica para LPNs/ RPNs, chamado REx-PN. Uma das novidades é que os candidatos não terão limite para o número de vezes que podem fazer o exame para serem aprovados.

Assim que o candidato for aprovado no teste e o processo junto ao órgão regulador for finalizado, pode obter a licença para trabalhar como enfermeiro(a) no Canadá. Cada órgão regulador tem uma taxa de licença anual para cada categoria de enfermagem (cerca de CAD$ 300).

Informações

Há várias organizações financiadas pelos governos provinciais e territoriais que oferecem ajuda à profissionais formados internacionalmente nos processos de obtenção de certificação e também para começar a trabalhar no Canadá. Em Ontário, você pode entrar em contato com o CARECentre for Internationally Educated Nurses, que oferece ajuda mesmo antes de chegar ao Canadá.

Texto por Janayna Sercheli

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil
en_CAEnglish (Canada) pt_BRPortuguês do Brasil