fbpx
Como tirar a carteira de Motorista no Canadá

Como Tirar a Carteira de Motorista no Canadá

Compartilhe!

Ao vir para o Canadá com o intuito de trabalhar, estudar ou morar, obter a carteira de motorista se torna importante, não somente por permitir a direção de veículos como também pelo fato de ser um documento aceito como forma de identificação

É possível obter a carteira de motorista canadense, mesmo não possuindo a Carteira de Habilitação Nacional brasileira (CNH). Mas caso possua a carteira brasileira válida e experiência de direção suficiente, o processo de obtenção da carteira canadense pode ser facilitado.

A CNH permite o portador dirigir no Canadá por um curto período de tempo, o qual é diferente em cada província. No caso de visitantes que queiram permanecer por um período prolongado, é sugerido a obtenção da Carteira de Habilitação Internacional (IDP – International Driving Permit). Esta carteira internacional deve ser obtida no Brasil, antes da viagem ao Canadá. A IDP não substitui a carteira canadense.

Carteira de Motorista Canadense

Diferentemente do Brasil, em que a CNH é válida em todo o território brasileiro, no Canadá, a carteira é um documento provincial, mas que permite dirigir em todo o Canadá. Caso residentes mudem de província, é necessário obter a carteira pela nova província. O processo de obtenção é feito de acordo com as leis e regras de trânsito do governo de cada província ou território.

No Canadá, de forma geral, existem 3 diferentes níveis de habilitação para dirigir. O primeiro nível permite a direção contanto que acompanhada de outro motorista mais experiente. O segundo nível já permite dirigir sozinho, apesar de impor outras limitações. O terceiro nível, considerado definitivo, dá o direito pleno de direção.

Para se obter uma carteira canadense de primeiro nível, basta passar num teste teórico sobre as leis e regras de trânsito. Para a obtenção de carteiras de segundo ou terceiro nível, é necessário passar num teste prático de direção. É preciso que se tenha um tempo de prática em direção, entre os testes, teórico e práticos.

O teste teórico é obrigatório para todos, independente do nível de experiência como motorista no Brasil. Mas, caso a pessoa tenha um determinado tempo de experiência dirigindo no Brasil, após o teste teórico, pode-se aplicar diretamente para o teste prático, obtendo assim a carteira definitiva.

Obtendo Carteira de Motorista em Ontário

Ao mudar para Ontário, seja com residência temporária ou permanente, o motorista deve obter a carteira de Ontário num prazo de 60 dias.

Os 3 níveis de habilitação canadense, em Ontário, são chamados G1, G2 e G. A G1 pode ser obtida somente tendo feito o teste teórico e teste de visão. Ela permite alguém dirigir, contanto que acompanhado por um motorista com um mínimo de 4 anos de experiência. É proibido dirigir em rodovias, como também dirigir entre meia-noite e 5h da manhã, e a tolerância de álcool no sangue é zero. Após 12 meses, pode-se fazer o teste prático para obtenção da G2, que permite dirigir sozinho, mas ainda apresentando diferenças com relação a multas e pontuações. Restrições específicas se aplicam para motoristas com G2 e que são menores de 19 anos de idade. Doze meses após a retirada da G2, pode-se aplicar para o teste prático referente a carteira definitiva G.

Quem já tem a carteira brasileira há mais de 2 anos, após obter a G1, já pode marcar o teste prático para a G. Porém, é necessário fazer a validação da CNH no Consulado Brasileiro em Toronto antes de iniciar o processo. Para o processo de validação da CNH, é necessária a apresentação da CNH válida (cópia e original), documento de identificação brasileiro, consulta da situação atual da carteira obtida nos sites dos Detran estaduais e o pagamento de taxa no valor de CAD$ 22.50 (com cartão de débito, ordem de pagamento ou cheque certificado). Este documento fica pronto em 5 dias úteis.

Aplicando para a G1

Para fazer o teste da G1, é necessário comparecer a um Drive Test Centre ou no Service Ontario localizado no College Park, e apresentar um documento original de identificação com nome completo, data de nascimento e assinatura (o passaporte brasileiro válido é aceito). Caso queira utilizar a experiência brasileira, é necessário apresentar a CNH original e válida, junto com a validação do consulado e, em alguns centros, a tradução juramentada da mesma, feita no Canadá. A taxa para este teste é de aproximadamente CAD$ 160. Caso queria usar a experiência brasileira, o custo será por volta de CAD$ 106.

O Teste Teórico

Não é necessário fazer o agendamento para este teste. Assim que apresentar a documentação, ele já pode ser feito. O teste consiste em 40 questões de múltipla escolha, 20 questões sobre legislação e 20 sobre placas de sinalização. Não há limite de tempo para execução do teste, que é realizado em papel, mas com alguns centros disponibilizando também em computador. É necessário acertar 80% do teste para a aprovação. O resultado sai imediatamente, e no caso de não aprovação, pode-se pagar uma taxa de CAD$ 16 para refazer o mesmo. Este teste é oferecido em 24 línguas diferentes, inclusive o Português.

Para estudar para esse teste, o Ministério de Transporte de Ontário disponibiliza, gratuitamente em seu site, o manual oficial do motorista. Este livro também pode ser encontrado nas principais livrarias e lojas de departamento (Canadian Tire, Walmart), assim como nos centros deDrive Test. É possível encontrar material online para estudo em Português, e também há vários aplicativos voltados para o treinamento do teste.

O Teste Prático

Com relação à esse teste, é necessário realizar o agendamento online, por telefone ou pessoalmente em um dos Drive Test Centre. O teste prático é feito para obter a carteira G2 ou a carteira G (definitiva). Para quem não tem a CNH, é necessário esperar os prazos determinados pelo governo canadense, para realizar o teste. A taxa referente ao teste é de CAD$ 53.75 para a G2, e de CAD$ 91.25 para a G.

No teste para obter a carteira G2, o examinador vai avaliar noções básicas de direção, como virar a esquerda e direita, parar e estacionar o veículo. No teste para a carteira G, são avaliadas noções mais avançadas, como dirigir em rodovias e fazer baliza (parallel parking). É importante ressaltar que, para realizar o teste de direção, o aplicante precisará prover o veículo, diferente do Brasil, onde os testes de são feitos com os veículos providos pela escola de direção.

Obtendo Carteira de Motorista na Colúmbia Britânica

Ao mudar para a Colúmbia Britânica, o motorista deve obter a carteira da província num prazo de 90 dias.

Na Colúmbia Britânica, as habilitações são conhecidas como L (learner), N (novice) e Class 5. A carteira L pode ser obtida somente tendo feito o teste teórico e teste de visão. Ela permite alguém dirigir, contanto que acompanhado por um motorista com carteira Class 5 e maior de 25 anos de idade. O veículo deve ser identificado com a letra L na sua parte traseira. Não é permitido dirigir entre meia-noite e 5h da manhã, e a tolerância de álcool no sangue é zero.

Após 1 ano, pode-se fazer o teste prático de direção para a obtenção da carteira N, que permite dirigir sozinho. O veículo será identificado com a letra N. Caso um motorista experiente não esteja presente, só será permitido dirigir com 1 passageiro que não seja família direta. Após 2 anos da obtenção da carteira N, pode-se aplicar para o teste prático da Class 5, obtendo-se a carteira definitiva.

Se for apresentar a carteira brasileira como prova de que possui mais de 2 anos de experiência, após obter a carteira L, já pode marcar o teste prático para a Class 5. Porém, é necessário, antes de iniciar o processo, fazer a tradução da CNH utilizando um tradutor autorizado pelo órgão que regulamenta as carteiras de habilitação na Colúmbia Britânica (ICBC).

As leis de trânsito na Colúmbia Britânica não permitem que motoristas possuam mais de uma carteira de habilitação, portanto, se for apresentar a CNH como prova de experiência, ela ficará retida pelo ICBC.

Obtendo a Carteira de Motorista em Alberta

Ao mudar para Alberta, o motorista deve obter a carteira da província num prazo de 90 dias.

Em Alberta, as habilitações são conhecidas como Class 7, Class 5-GDL e Class 5. A Class 7 pode ser obtida somente tendo feito o teste teórico e teste de visão. A idade mínima para se obter a Class 7 é de 14 anos, desde que tenha o consentimento dos pais ou responsáveis. Ela permite dirigir, contanto que acompanhado por um motorista com carteira Class 5 e que seja  maior de 18 anos. Não é permitido dirigir entre meia-noite e 5h da manhã, a tolerância de álcool no sangue é zero, e a máxima pontuação acumulada devido à infrações é de 8 pontos.

Após 12 meses, pode-se fazer o teste prático de direção para obtenção da carteira Class 5-GDL, que permite dirigir sozinho. É preciso ser maior de 16 anos. Caso seja menor que 18 anos, é necessário ter o consentimento dos pais ou responsáveis. Após 2 anos da obtenção da carteira Class 5-GDL, pode-se aplicar para o teste prático da Class 5, e obter a carteira definitiva.

Quem possui a carteira brasileira há mais de 2 anos, e queira utilizá-la com prova de experiência, após passar no teste teórico, deve-se enviar os documentos originais que comprovem a experiência para a avaliação pelo governo de Alberta. O governo de Alberta decidirá em qual nível de habilitação poderá aplicar (Class 5-GDL ou Class 5). Para a apresentação da CNH como experiência, é necessário, antes de iniciar o processo, fazer a tradução da mesma utilizando um tradutor autorizado pela província de Alberta. O governo irá reter a carteira brasileira.

Para maiores informações sobre o processo de obtenção de carteira de motorista no Canadá, acesse os links referentes a cada província: Ontário, Colúmbia Britânica e Alberta.
I
nformações e valores mencionados, são referentes a Abril de 2020.

Texto: Janayna Sercheli

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil
en_CAEnglish (Canada) pt_BRPortuguês do Brasil