fbpx

Como Se Preparar Para o IELTS

Compartilhe!

Tomar a decisão de estudar ou morar no Canadá irá exigir que você comprove suas habilidades em uma das línguas oficiais do país – Francês ou Inglês. Se no caso o idioma escolhido for o Inglês, uma das maneiras de provar a sua proficiência é através do teste IELTS.

O International English Language Testing System (IELTS) é o teste mais popular e aceito no mundo como prova de proficiência na língua inglesa para processos de estudo, trabalho ou imigração. Mais de 10 mil organizações em 140 países aceitam o IELTS, incluindo instituições governamentais, acadêmicas, órgãos de registro profissional e empresas. O IELTS é o único teste de proficiência em inglês disponível internacionalmente e que é aceito pelo Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) para imigração para o Canadá.

O IELTS é organizado em parceria pela Cambridge Language Assessment, British Council e IDP Australia. Ele avalia os conhecimentos nas áreas de interpretação oral (listening), interpretação de texto (reading), redação (writing) e conversação (speaking). O teste usa uma escala de nota de 1 a 9 para identificar os níveis de proficiência, onde o participante será considerado desde não usuário da língua a totalmente proficiente. Não há uma nota mínima para o IELTS. A pontuação necessária vai depender de cada instituição que requerer o teste.

A melhor maneira de se preparar para o IELTS é conhecer como o teste funciona e praticar através de simulados. É fundamental que se tenha um bom nível de conhecimento da língua inglesa antes de estudar para o teste. Mesmo que você se sinta confortável com seu nível de inglês, entender o formato do IELTS é muito importante. Desse modo, você saberá o que esperar no dia do teste. Segue abaixo uma visão geral de como o IELTS funciona, seguida de algumas dicas de como praticar.

Tipos de Testes

Há dois tipos de IELTS disponíveis: o Academic e o General Training.

O teste Academic é direcionado para quem deseja aplicar para educação superior ou para registro profissional. O teste avalia a linguagem formal requerida em ambientes acadêmicos.

O teste General Training é utilizado para aplicações de educação secundária, trabalho ou imigração. O teste avalia a linguagem básica utilizada em ambientes sociais, educacionais e de trabalho. O processo de imigração para o Canadá através do Express Entry exige este teste.

Formato do Teste

O teste é dividido em 4 grupos de habilidades (Listening, Reading, Writinge Speaking), cada um contendo diferentes números de questões e quantidade de tempo para ser completado.

As partes de Listeninge Speakingsão as mesmas, tanto para o teste Academic quanto para o General Training, porém as partes de Readinge Writingsão diferentes de acordo com o tipo de teste. As partes de Listening, Reading e Writingem ambos os testes são realizadas nessa ordem e no mesmo dia, sem intervalos entre cada parte.

A parte de Speaking pode ser feita no mesmo dia, como também uma semana antes ou depois da data oficial. O tempo total para a realização do teste é de 2 horas e 45 minutos.

Listening

Você ouvirá quatro gravações de áudio em inglês nativo (conversas e monólogos) e terá que responder 40 questões sobre eles. O tempo para realizar esta parte é de 30 minutos, com 10 minutos extras para transferir as respostas para a folha de respostas. As questões podem ser de múltipla escolha, identificação, informações correspondentes e de completar frases.

Reading

Nessa parte haverá 3 diferentes tipos de textos e 40 perguntas para serem respondidas. O tempo para completar esta parte é de 60 minutos. Há vários tipos de questões, como de múltipla escolha, identificação do ponto de vista do autor, completar frases e tabelas, perguntas de resposta curta, entre outras.

No teste Academic, estão inclusos 3 textos longos que podem ser de caráter descritivo, factual, discursivo ou analítico. Estes textos são retirados de livros, revistas, jornais e periódicos.

No General Training, estão incluídos textos retirados de livros, revistas, jornais, anúncios e livros de instruções. Todos estes materiais são facilmente encontrados em ambientes onde fala-se inglês.

Writing

Você terá 2 tarefas para completar nessa parte. Na primeira tarefa você terá que escrever um texto de no mínimo 150 palavras, e na segunda tarefa um texto de no mínimo 250 palavras. O tempo para completar esta parte é de 60 minutos, mas você terá que gerenciar seu próprio tempo. É recomendado que se gaste 20 minutos na primeira tarefa e 40 minutos na segunda.

Para o teste Academic, na primeira tarefa, você terá que descrever com suas próprias palavras, informações apresentadas de forma visual (tabelas, gráficos, etc). Na segunda tarefa, você terá que escrever uma redação defendendo um ponto de vista, argumento ou problema. Ambas as tarefas devem ser escritas em estilo formal.

No teste General Training, a primeira tarefa exigirá que você escreva uma carta, pedindo informações ou explicando um situação. A carta pode ser escrita em estilo pessoal, semiformal ou formal. Na segunda tarefa, você terá que escrever uma redação em resposta a um ponto de vista, argumento ou problema. O estilo de escrita pode ser pessoal.

Speaking

O teste do Speaking consiste em uma entrevista realizado pelo examinador e pode durar entre 11 e 14 minutos.

Há 3 partes nesse teste. Na primeira parte, o examinador irá fazer perguntas sobre sua vida, como por exemplo, sua casa, família, trabalho e interesses pessoais. Esta parte durará entre 4 e 5 minutos. Já na segunda parte, você receberá um cartão que contém um tópico específico. Você terá 1 minuto para se preparar, antes de falar por até 2 minutos sobre o tópico. Finalmente, na terceira parte, o examinador fará mais perguntas sobre o tópico da segunda parte. Você terá a oportunidade de discutir ideias mais abstratas sobre o assunto. Esta parte durará entre 4 e 5 minutos.

Melhorando Seu Inglês

Para garantir uma nota mais alta no IELTS, é importante manter um bom nível de inglês. Fazer do inglês parte presente no seu dia a dia, pode ajudar muito com isto. Veja alguns exemplos de como praticar seu inglês:

  • Use o inglês todos os dias. Leia, fale, escute e escreva em inglês o máximo possível. Este é um método comprovado de melhorar seu inglês e consequentemente sua performance no IELTS.
  • Fale em inglês com amigos e família.
  • Escute rádio, televisão e filmes em inglês. Tente escutar o inglês falado em diferentes países como Canadá, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Nova Zelândia.
  • Leia livros, jornais e revistas em inglês sempre que possível.
  • Escreva cartas, e-mails e recados em inglês para praticar a escrita.

Praticando Para o Teste

Há várias maneiras de estudar para o teste. Ao mesmo tempo que há várias escolas especializadas e cursos pagos para o IELTS, muitos materiais estão disponíveis para que você possa estudar em casa. Desde livros e exemplos de questões de graça até simulados do teste disponíveis online. Alguns destes materiais são oferecidos pelos próprios organizadores do IELTS. Segue abaixo alguns deles.

Exemplos de questões e simulados:

Aplicativos:
https://takeielts.britishcouncil.org/take-ielts/prepare/free-apps

  • IELTS prep
  • Word Power (Vocabulário)
  • LearnEnglish (Áudio e vídeo)

Livros:

  • The Official IELTS Practice Materials
  • The Official Cambridge Guide to IELTS
  • Insight into IELTS (Cambridge Books)
  • Top Tips for IELTS (Cambridge Books)
  • IELTS12 (Cambridge Books)
  • Barron’s IELTS

Canais no Youtube:

Para mais informações sobre o IELTS, acesse os links das organizações responsáveis pelo teste:

Texto: Janayna Sercheli

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil
en_CAEnglish (Canada) pt_BRPortuguês do Brasil