fbpx

CELPIP e IELTS – As Diferenças Entre os Testes

Compartilhe!

Quando chegar o momento de comprovar a sua proficiência na língua inglesa em seu processo de residência permanente para o Canadá via Express Entry, você terá duas opções de testes a fazer: CELPIP e IELTS. Descubra a seguir a diferenças entre estes testes.

Testes de Proficiência em Idiomas

No processo de imigração para o Canadá via Express Entry, é necessário a comprovação da proficiência em uma das duas línguas oficiais do país, Inglês ou Francês.

Para a língua francesa, os testes aceitos pela imigração do Canadá (Immigration, Refugees and Citizenship Canada – IRCC) são o Test d’évaluation de français pour le Canada (TEF Canada) administrado por The Paris Chamber of Commerce and Industry e o Test de connaissance du français pour le Canada (TCF Canada) administrado pelo Centre international d’études pédagogiques.

Para a língua inglesa, as opções de testes aceitos pela IRCC são o Canadian English Language Proficiency Index Program (CELPIP), administrado por Paragon Testing Enterprises Inc., uma subsidiária da Universidade da Colúmbia Britânicae o International English Language Testing System (IELTS), administrado em conjunto pela Cambridge Assessment English, International Development Program (IDP) Australia e British Council.

Os Testes

O CELPIP e o IELTS foram elaborados para avaliar a proficiência na língua inglesa dos aplicantes. Ambos avaliam as habilidades de interpretação oral (Listening), interpretação de texto (Reading), escrita (Writing) e conversação (Speaking). O CELPIP e o IELTS oferecem diferentes tipos de testes, por isso é importante ter certeza de qual teste é necessário para o sua aplicação.

Neste artigo, iremos focar nas diferenças entre o IELTS General Training e o CELPIP General, os únicos testes aceitos pela IRCC para fins de imigração. Você também pode ler nosso artigo sobre o IELTS para informações mais detalhadas sobre este teste. Para os processos de imigração do Canadá, os resultados finais dos testes serão comparados com o Canadian Language Benchmark (CLB), uma escala que avalia a habilidade no idioma Inglês como segunda língua (English as a Second Language – ESL) desde básica até avançada. Veja abaixo a tabela de equivalência de notas entre os testes e os níveis da CLB (fonte: site da IRCC).

CELPIP

O CELPIP foi desenvolvido especialmente para os processos de Residência Permanente e de Cidadania Canadense. Atualmente, este teste também é aceito para diferentes processos de residência permanente canadense, assim como para registros profissionais e para aplicações em instituições educacionais. Este teste está disponível em todas as províncias canadenses (exceto por Prince Edward Island) e apenas no território de Yukon. O CELPIP também está disponível nas principais cidades da China, Filipinas, Índia, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. No entanto, este teste ainda não está disponível no Brasil.

Há 2 tipos de CELPIP disponíveis: CELPIP General e CELPIP General LS (Listening e Speaking). O CELPIP Generalé direcionado principalmente para processos de imigração e designações profissionais. O CELPIP General LS é direcionado para aplicações de cidadania canadense e algumas designações profissionais. Ambos os testes focam em uma linguagem mais funcional, baseada em situações do dia a dia em países que falam inglês norte americano. Entretanto, a gramática e ortografia americanas e britânicas são aceitas no teste. O CELPIP General é o teste aceito pela IRCC para processo de imigração.

O CELPIP General é feito no computador e em uma única sessão. Todas as quatros seções (Listening, Reading, Writing e Speaking) são feitas no mesmo dia. Neste teste está disponível um contador de tempo, um contador de palavras e corretor ortográfico. A parte de Speaking é feita através da gravação da sua voz no computador. O teste é pontuado em uma escala de 1 a 12 em cada seção, o que vai de acordo com o Canadian Language Benchmark. O tempo total para realizar todo do teste é de 3 horas, incluindo as transições entre as seções.

O preço do CELPIP General no Canadá é de CAD$ 280 mais taxas. O resultado do teste estará disponível a partir de 4 a 5 dias após o teste e o relatório oficial de pontuação pode ser baixado como documento PDF. Uma cópia impressa do relatório pode ser solicitada por uma taxa extra de CAD$ 20.

IELTS

O IELTS é o teste de proficiência na língua inglesa mais popular e mais aceito pelo mundo. Está disponível em mais de 140 países e é aceito para processos de imigração, registros profissionais e por organizações educacionais.

Há 2 tipos de IELTS disponíveis: IELTS General Training e IELTS Academic. O teste IELTS General Training é utilizado para aplicações para educação secundária, trabalho ou imigração. O teste avalia a linguagem básica utilizada em ambientes sociais, educacionais e de trabalho. O IELTS Academic é direcionado para quem deseja aplicar para educação superior ou para registro profissional. O teste avalia a linguagem formal requerida em ambientes acadêmicos.

Diferentes tipos de inglês falados, como o americano, australiano, britânico, canadense e neozelandês, podem aparecer no IELTS. No entanto, a gramática e ortografia americanas e britânicas são aceitas no teste. O IELTS General Training é o teste aceito pela IRCC para processo de imigração.

O IELTS General Training pode ser feito em papel ou no computador, e em duas sessões. As seções de Listening, Reading, e Writing são feitas em um dia. A seção de Speaking pode ser feita em outro dia e consiste de uma entrevista com o examinador. No teste feito no computador, está disponível um contador de tempo e de palavras, e o áudio da seção de Listening é oferecido individualmente. O teste é pontuado em um escala de 1 a 9 em cada seção, e notas podem ser inteiras ou fracionadas pela metade (ex: 7.0 e 7.5). O tempo total para a realização do teste, excluindo o tempo de transição entre as seções, é de 2 horas e 45 minutos.

O preço do IELTS General Training feito no papel, no Canadá é de CAD$ 319 com taxas inclusas e de R$ 900 no Brasil. O resultado não oficial estará disponível online 13 dias após o dia do teste, e o resultado oficial é enviado por correio 13 dias após o dia do teste.

Para o teste feito no computador, o preço é um pouco maior e o resultado estará disponível entre 5 a 7 dias.

Abaixo você encontra uma comparação entre os componentes do CELPIP e do IELTS.

Se Preparando para os Testes

O IELTS é um teste que está disponível a mais tempo que o CELPIP, por isso mais materiais de estudo podem ser encontrados para este teste. Entretanto, uma variedade de materiais está disponível para estudar e conhecer o CELPIP. Os websites oficiais do CELPIP e do IELTS oferecem simulados dos testes e outros materiais, como vídeos e workshops de graça. É também possível encontrar livros para estudar em casa, assim como cursos preparatórios pagos em escolas especializadas.

Escolhendo Qual Teste Fazer

Ambos os testes irão igualmente fornecer uma avaliação da sua proficiência na língua inglesa e o nível de dificuldade deles pode ser considerado o mesmo.

O CELPIP oferece um formato de teste moderno e uma abordagem prática da linguagem. Pode custar um pouco menos que o IELTS, é feito em um dia e os resultados são entregues mais rapidamente. Algumas pessoas podem não se sentir confortáveis usando um computador ou mesmo se sentirem pressionadas com a contagem de tempo disponível neste teste.

O IELTS, por sua vez, além de oferecer dois formatos de teste, está disponível em mais locais fora do Canadá. Pode ser uma escolha melhor para candidatos que preferem fazer o teste em papel e fazer a seção Speaking na presença de um examinador.

Por tanto, depois de conhecer cada teste e como eles funcionam, a escolha entre o CELPIP e o IELTS será uma questão de preferência pessoal.

Veja abaixo uma comparação geral dos testes.

Nota: Devido à COVID-19 algumas mudanças foram feitas no processo de aplicação dos testes. Acesse os websites oficiais do CELPIP e do IELTS para informações mais atualizadas.

Texto: Janayna Sercheli

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil
en_CAEnglish (Canada) pt_BRPortuguês do Brasil