fbpx

Alberta

Compartilhe!

Províncias do Canadá

Nesta série de artigos iremos falar sobre as províncias do Canadá, abordando aspectos demográficos, econômicos, climáticos, entre outros.

Alberta

Situada no oeste do Canadá, Alberta é a quarta maior e mais populosa província do país, com mais de 4 milhões de habitantes. É a mais populosa das três províncias das pradarias (que inclui também Saskatchewan e Manitoba). A maior parte de sua população está concentrada em dois grandes centros urbanos: Edmonton, a capital da província e Calgary, a maior cidade da província. Cada uma destas cidades tem uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas. A cada ano, a província recebe mais de 40.000 novos residentes que são atraídos pelas muitas oportunidades que ela oferece, incluindo uma forte economia.

Geografia

Alberta faz fronteira com as províncias da Colúmbia Britânica a oeste, Saskatchewan a leste, os Territórios do Noroeste ao norte e os Estados Unidos a sul. A província é cercada pelas Montanhas Rochosas canadenses a oeste e vastas pradarias e terras áridas a leste. É também uma das duas únicas províncias do país sem acesso ao oceano. As paisagens variam de altas montanhas, lagos glaciais e vastas florestas boreais a colinas, pradarias férteis e terras áridas desérticas. Alberta tem 245 rios e mais de 600 lagos, incluindo os famosos Lago Louise e o Lago Moraine. Alberta também tem a maior diversidade e abundância de fósseis de dinossauros do mundo.

Clima

Alberta se estende por 1.200 quilômetros de norte a sul e o clima pode variar consideravelmente. De maneira geral, tem um clima continental, e recebe mais luz do sol do que qualquer outra província canadense. Os invernos são secos, ensolarados e frios e os verões quentes e úmidos. Durante o inverno, as temperaturas podem chegar a -65 °C em algumas partes do norte e no verão, temperaturas de mais de 40 °C podem ser sentidas no sul. A temperatura média em Edmonton é por volta de -10 °C no inverno e 18 °C no verão. Alberta também observa o maior número de tornados no Canadá, com uma média de 15 por ano.

Língua

O Inglês é a língua oficial e predominante em Alberta, com 92% da população falando apenas Inglês em casa. Alguns serviços públicos e educação também são oferecidos em Francês. Muitos outros idiomas são falados na província, incluindo Alemão, Ucraniano e Holandês.

Economia

A economia de Alberta tem muitos setores, como agricultura, silvicultura, educação, saúde, turismo, finanças, tecnologia e manufatura, mas a produção de energia fóssil desde a década de 1940 tornou sua economia uma das mais fortes do Canadá e do mundo. Alberta tem cerca de 1,4 bilhão de metros cúbicos de recursos petrolíferos nas areias ao redor da cidade de Fort McMurray, que torna o Canadá um dos maiores exportadores mundiais de gás natural. Nos últimos anos, Alberta se tornou um dos destinos mais populares para imigrantes devido à abundância de empregos bem remunerados nas áreas de petróleo, finanças e turismo.

Educação

O ano letivo no Canadá começa em Setembro e termina em Junho, sendo os meses de Julho e Agosto as férias de verão. Como muitos outros aspectos do país, é responsabilidade das províncias monitorar e regular a educação. Em Alberta, todas as crianças de 6 a 16 anos devem frequentar a escola. Os cidadãos canadenses, residentes permanentes e temporários, a partir dos 5 anos de idade, têm acesso à educação gratuita do jardim de infância ao último ano do ensino médio, desde que certos requisitos sejam atendidos. O ensino em língua francesa também é fornecido pela província.

Alberta tem duas universidades importantes: a Universidade de Alberta, localizada em Edmonton, é a maior e mais antiga universidade da província, e a Universidade de Calgary. A Universidade de Athabasca, em Athabasca, tem como foco o ensino à distância.

Imigração

Além do processo de imigração oferecido pelo governo federal, também é possível optar por um dos Programas de Nomeação Provincial (Provincial Nominee Programs – PNP) para imigrar para o Canadá.  Alberta oferece o Alberta Immigrant Nominee Program (AINP), que nomeia pessoas que tenham habilidades que preencham a falta de trabalhadores ou que planejam comprar ou iniciar um negócio em Alberta, a se inscreverem para residência permanente. Em geral, podem candidatar-se ao AINP recém-licenciados, trabalhadores qualificados e empresários que apresentam os requisitos necessários.

Turismo

Alberta tem sido um destino turístico popular devido às muitas atrações que tem a oferecer, incluindo parques nacionais, sítios históricos, artes urbanas, festivais culturais e atividades ao ar livre, como esqui, caminhadas e acampar. West Edmonton Mall, o maior shopping da América do Norte, é destino de compras para mais de 30 milhões de pessoas por ano.

Calgary, Edmonton e regiões nas Montanhas Rochosas canadenses, como os Parques Nacionais de Banff e Jasper, são os destinos mais populares para os visitantes. Cerca de 1,2 milhão de pessoas visitam por ano o Calgary Stampede, uma celebração do oeste do Canadá e da indústria pecuária. Outro destino turístico é o Vale Drumheller, localizado a nordeste de Calgary, que é conhecido como a “Capital Mundial dos Dinossauros” onde se encontra o Museu Royal Tyrrell de Paleontologia.

Para obter mais informações sobre Alberta visite alberta.ca e travelalberta.com

Por Janayna Sercheli

Se você deseja imigrar para o Canadá, entre em contato com a Klaps Immigration Consulting para obter mais informações sobre os processos de imigração.

Compartilhe!

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

KLAPS IMMIGRATION CONSULTING INC.

Prestamos serviços de consultoria de vistos e imigração para o Canadá. Com profissionais altamente qualificados e um atendimento personalizado, nossa missão é ajudar os nossos clientes a atingirem o seu objetivo de estudar, visitar, trabalhar ou imigrar para o Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

receba as últimas notícias sobre o canadá em seu e-mail!

Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail as últimas novidades sobre a Imigração ao Canadá, Express Entry, Notícias do nosso Blog e muito mais!

pt_BRPortuguês do Brasil